Publicado em: 16 de março de 2020
O porquê de podermos agradecer 

Para: segunda-feira, 16 de março de 2020
Texto: Salmo 107.1-9  

“Deem graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre.” (Sl 107.1) 

Os Salmos 105 a 107 destacam alguns aspectos importantes da história do povo de Israel. Por exemplo, o Salmo 105 recapitula o início desse povo e as promessas do Senhor a ele. O Salmo 106 lembra o tempo no Egito e o êxodo do povo sob a liderança de Moisés. Agora, o Salmo 107 traz mais um momento marcante na história de Israel: a libertação do cativeiro. 

É interessante notar que em todos esses momentos o Senhor Deus aparece agindo com misericórdia e lutando pelo seu povo enquanto o povo de Israel negligencia os ensinamentos de Deus, rebela-se contra ele, e até mesmo adora outros deuses. 

Algo parecido ocorre nos dias de hoje. Assim como Israel, nós também negligenciamos os ensinamentos do Senhor, nos rebelamos contra ele e não o amamos acima de todas as coisas. Ah, se não fosse a misericórdia de Deus! Israel se perderia para sempre e nós também. Afinal, o único caminho que conseguimos trilhar por nós mesmos é o caminho da perdição. 

Tanto para Israel quanto para nós, que fomos enxertados no povo de Deus, o que falou e fala mais alto no relacionamento do Senhor com o ser humano é a sua misericórdia. E a expressão máxima e plena dessa misericórdia é a pessoa e obra de Cristo. Por isso, seja Israel no Antigo Testamento ou nós nos dias hoje, apenas podemos render “graças a Deus, o Senhor, porque ele é bom, e porque o seu amor dura para sempre” (Sl 107.1). E esse amor é Jesus Cristo, o prometido de Israel, nosso Salvador, e o porquê de podermos agradecer!  

Oremos: Amado Pai celestial, obrigado por enviares o teu Filho para cumprir as promessas de perdão, vida e salvação. Que, pelo teu Santo Espírito, possamos sempre ser guiados na direção deste Senhor e assim viver na certeza da tua misericórdia. Em nome de Jesus Cristo. Amém.