Publicado em: 15 de junho de 2018
O poder do perdão

Para: Sexta-feira, 15 de junho de 2018

Leia em sua Bíblia: Gênesis 45.3-15

“Então, ainda chorando, José abraçou e beijou cada um dos seus irmãos. Depois disso os irmãos começaram a falar com ele.” (Gn 45.15)

A história de vida do personagem bíblico José é impressionante. Você poderá conhecê-la lendo o livro de Gênesis, do capítulo 37 em diante. Nesse relato vemos José sendo vendido pelos irmãos como escravo. Além de vendê-lo, os irmãos contaram ao pai que o mesmo havia morrido. Que irmãos José tinha, não? A vida de José é marcada por uma confiança tremenda em Deus e uma vida de acordo com a Palavra de Deus. Ele sofreu muito. Foi escravizado, foi preso, mas a sua vida foi transformada pela ação amorosa de Deus.

Na época de José houve uma tremenda seca no Oriente Médio. O povo de Israel precisava de ajuda. E eles foram buscar essa ajuda no Egito. Para a surpresa dos irmãos de José, ele havia se transformado em uma grande autoridade e tinha preparado o Egito para os anos de seca. Mas, e agora? Como seria a reação de José diante dos irmãos que o venderam como escravo? O que você faria no lugar dele? Você se vingaria? Agiria com indiferença? Não foi isso que ele fez. O texto de Gênesis 45.15 diz que “José abraçou e beijou cada um dos seus irmãos. Depois disso os irmãos começaram a falar com ele”. José perdoou e salvou os seus irmãos, o seu pai e todo o povo da fome. Ele os acolheu e perdoou.

Onde José encontrou forças para atitude tão rara e bonita? A resposta estava no amor de Deus. Ele reconheceu que Deus sempre tinha sido bom para ele. Que Deus estivera ao seu lado em todos os momentos. E assim como Deus agiu com misericórdia, José agiu com os seus irmãos.

Não somos merecedores do amor de Deus, mas ele nos amou assim mesmo. Ele deu Jesus por nós e nos perdoou. De fato, o perdão é uma arma muito poderosa. Que ela possa fazer parte da nossa vida todos os dias.

Oremos: Obrigado, Senhor, por me perdoares. Ajuda-me a perdoar os que me ofendem. Amém.