Publicado em: 24 de outubro de 2023
O poder das palavras

Para: terça-feira, 24 de outubro de 2023
Leia em sua Bíblia: Provérbios 12.5-9 

As palavras dos maus são uma armadilha mortal, mas as palavras das pessoas corretas salvam os que estão em perigo.” (Pv 12.6) 

Ao nos depararmos com o livro bíblico de Provérbios, no Antigo Testamento, percebemos o quanto as suas palavras continuam atuais. Dentre tantas sábias palavras, também esta é relevante para os nossos dias: “As palavras dos maus são uma armadilha mortal, mas as palavras das pessoas corretas salvam os que estão em perigo” (Pv 12.6) 

Palavras podem ferir ou edificar. O apóstolo Tiago fala algo parecido na sua carta, ao afirmar que a língua, mesmo sendo pequena, é capaz de agradecer a Deus e também amaldiçoar as pessoas (Tg 3.9). Pode ser que você já tenha sentido, na pele e na alma, uma palavra atravessada que alguém tenha proferido contra você. O melhor conselho que a Palavra de Deus nos dá para essa situação é perdoar aqueles que nos ofenderam. Pode ser também que você tenha dito uma palavra inoportuna para alguém, causando mágoa e dor ao seu próximo. Se você usou as palavras de maneira imprópria, não tenha receio de usá-las da maneira correta, pedindo perdão a Deus e a quem você ofendeu ou magoou. Boas palavras, elogios sinceros e até mesmo críticas construtivas, quando necessárias, podem salvar pessoas dos perigos. 

Antes de falar, observemos as palavras e atitudes de Jesus. Ele deu a sua vida por nós, pecadores. Enquanto era desprezado, surrado e humilhado na cruz do Calvário, ele não bradou palavras de ódio contra aqueles que o faziam sofrer. Em vez disso, demonstrando o seu grande amor pela humanidade, bradou da cruz palavras de misericórdia: “Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo (Lc 23.34).  

Oremos: Bondoso Deus e Pai, perdoa-me por ter falado o que não deveria. Concede-me sabedoria para usar as palavras da maneira correta. Obrigado, ó Deus, pela tua Palavra, que nos traz consolo e orientação. Em nome de Jesus. Amém.