Publicado em: 07 de janeiro de 2023
O poder da morte e Cristo

Para: sábado, 07 de janeiro de 2023
Leia em sua Bíblia: Romanos 6.5-11

“Sabemos que Cristo foi ressuscitado e nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele.” (Rm 6.9)

“A morte já não tem mais poder sobre Cristo” (Rm 6.9). Essa frase sozinha não diz muita coisa para nós. Fala de Cristo, mas não de nós. Não desista, porém, de continuar lendo este texto, porque no versículo anterior, está escrito o seguinte: “Se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele”. Aquela frase, junto desse versículo, diz muita coisa para nós.

Cristo foi ressuscitado, nunca mais morrerá, pois a morte não tem mais poder sobre ele. Por isso, nós, que no batismo morremos e ressuscitamos com Cristo, também viveremos para sempre com ele. Não será dela a última palavra sobre a nossa existência.

A morte não é o fim de tudo. De muita coisa, sim; mas não o fim da vida, a vida recebida de Cristo. “Se já morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele”. A vitória da morte sobre nós é aparente e temporária. Quando ela chega, temos a impressão de que ela venceu. Mas não; ela ganhou uma batalha, porém não a guerra. O apóstolo Paulo ainda afirma: “Pois, se fomos unidos com ele por uma morte igual à dele, assim também seremos unidos com ele por uma ressurreição igual à dele” (Rm 6.5).

A vitória na batalha final já está garantida para nós, pois a morte não terá poder de resistir ao chamado poderoso de Cristo para a ressurreição. Por isso, a morte já não tem poder sobre Cristo … e sobre nós!

Oremos: Obrigado, Senhor Jesus, pela vida. Concede-me vivê-la contigo em permanente comunhão de fé. Nos dias de luto e angústia por causa da morte, que o teu Espírito Santo lembre-me sempre das tuas promessas e da tua vitória sobre a morte. E que a alegria da tua salvação leve-me a sempre confessar: eu creio na ressurreição. Amém.