Publicado em: 27 de agosto de 2023
O perigo das “fake news” 

Para: domingo, 27 de agosto de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 16.13-20 

“O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo.” (Mt 16.16) 

A internet nos traz informação e nos conecta com o mundo todo. Mas também espalha mentiras e calúnias. Uma das maiores preocupações hoje são as chamadas “fake news”, ou “notícias falsas”. Elas são inventadas e espalhadas por brincadeira, às vezes, mas podem ser intencionais, prejudicando a reputação de pessoas, negócios importantes e até eleições. Por causa de notícias assim, chegamos ao ponto de pessoas deixarem de vacinar os seus filhos, fazendo com que reapareçam doenças que já haviam sido controladas. 

No texto bíblico de Mateus 16, Jesus resolve verificar se havia alguma “fake news” a seu respeito, e pergunta aos discípulos o que o povo andava dizendo sobre ele. Notícias falsas haviam se espalhado. Alguns pensavam que Jesus era João Batista que havia voltado dos mortos. Outros pensavam que ele era o profeta Elias, Jeremias, ou simplesmente mais um profeta. 

O pecado nos afasta da verdade. Ele nos faz acreditar em notícias falsas sobre quem nós somos realmente e sobre quem pode nos dar esperança de salvação. Mas Deus não nos abandona no engano. Ele quer e pode nos mostrar a verdade. Quando ouvimos sua Palavra, o Espírito Santo afasta qualquer notícia falsa, nos mostra que somos pecadores, e nos revela o nosso Salvador. 

Diante de tantas “fake news” em sua época, o discípulo Pedro é guiado pelo Espírito Santo a afirmar a verdade sobre Jesus: “O senhor é o Messias, o Filho do Deus vivo” (Mt 16.16). Deus nos mostra a verdade sobre Jesus. E, como Pedro, nós confessamos isso. Essa fé é como uma rocha que se mantém firme contra qualquer mentira. E essa confissão abre as portas do céu para nós. 

Oremos: Senhor, ajuda-me a não ser enganado e sempre confessar a verdade de que Jesus é o meu Salvador. Amém.