Publicado em: 01 de agosto de 2021
O perigo da pobreza perante Deus 

Para: domingo, 1 de agosto de 2021
Texto: Lucas 12.13-21 

Isso é o que acontece com aqueles que juntam riquezas para si mesmos, mas para Deus não são ricos. (Lc 12.21) 

O problema não é a riqueza na terra. O problema é a pobreza no céu. Ter muito dinheiro, bens materiais e propriedades terrenas são bênçãos de Deus. É claro que um descrente nunca vai reconhecer isso, e pior, orgulho, arrogância e vaidade vão tomar conta do seu coração. Foi o apóstolo Paulo quem disse que “o amor ao dinheiro é uma fonte de todos os tipos de males”, e replicou a advertência de Jesus na parábola do rico sem juízo, que “algumas pessoas, por quererem tanto ter dinheiro, se desviaram da fé” (1Tm 6.10). Na parábola, o rico achou que era feliz por guardar muitas coisas e Deus disse a ele: “Seu tolo! Esta noite você vai morrer; aí quem ficará com tudo o que você guardou?” (Lc 12.20). 

Este é o grande perigo do dinheiro: ficar pobre perante Deus. Esse é o alerta de Jesus para o homem que lhe pediu ajuda na desavença dele com o irmão numa questão de herança. O homem esqueceu que Jesus é o nosso advogado quando pecamos e nos arrependemos, mas o Salvador não recebeu a tarefa “de julgar ou repartir propriedades”. Em outro momento, Jesus também disse que devemos dar a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. Ou seja, neste mundo injusto de riquezas e pobrezas, somos livres para decidir o que fazer com as coisas terrenas. E claro, se usarmos nosso dinheiro como fez o rico sem juízo, conforme a parábola, nunca vamos conseguir dar a Deus o que é de Deus. 

Nós sabemos o que é ser rico para Deus. É ter a riqueza da fé em Jesus, que disse: “Arranjem bolsas que não se estragam e guardem as suas riquezas no céu” (Lc 12.33). Essas bolsas são a Palavra de Deus, a fé, a prática da fé no amor ao próximo, ao contrário dos depósitos que o rico sem juízo construiu para guardar sua pobre ganância. 

Oremos: Obrigado, Senhor Jesus, por me tornares rico no céu através da tua pobreza na terra. Ajuda-me a valorizar essa riqueza e mantê-la sempre segura na minha vida. Amém.