Publicado em: 06 de setembro de 2018
O perfil do santo segundo a Bíblia

Para: Quinta-feira, 06 de setembro de 2018

Leia em sua Bíblia: Filemom 1-7

De tempos em tempos, o líder máximo de determinada igreja canoniza algumas figuras do passado, que passam a constar na lista dos santos. Só pode entrar nessa lista quem foi morto em defesa da fé ou teve uma vida virtuosa comprovada por dois milagres, pelo menos. Os santos que aparecem na Bíblia são diferentes. São bem mais simples, muito mais “gente como a gente”. Na verdade, segundo a Bíblia, todos os membros do povo de Deus são santos.

Um desses santos dos tempos do Novo Testamento é um homem chamado Filemom. Em nossos dias, esse Filemom teria poucas chances de ser considerado santo, pois era um rico senhor de escravos. Paulo pede, no entanto, que Filemom receba o escravo Onésimo não como escravo, mas, muito mais do que escravo, como irmão caríssimo. Sob este aspecto, Paulo humaniza a escravatura, que era a mais conhecida relação de emprego daquele tempo.

Na casa de Filemom uma igreja se reunia, mas não é isto que faz dele um santo. O apóstolo Paulo destaca duas coisas que o levam a dar graças a Deus: o amor de Filemom por todo o povo de Deus e a fé que ele tem no Senhor Jesus. Estas duas marcas caracterizam o santo no sentido bíblico: ele crê em Jesus Cristo como seu Salvador, e esta fé se manifesta em amor ao próximo. A fé em Jesus leva esse santo a dizer: “Jesus, tudo tenho em ti!” Com isto, a santidade de Cristo passa a ser dele também. Dessa fé resulta um amor que se sacrifica pelo próximo, estando disposto a “ficar com o prejuízo”. Para Filemom, significava tomar o senso de justiça e submetê-lo ao sentimento da compaixão. Significava não punir o escravo Onésimo, mas recebê-lo como irmão.

Se você tem fé em Jesus como seu Salvador, e esta fé se expressa em amor ao próximo, você tem as marcas de um verdadeiro santo.

Oremos: Ó Deus, é muito bom ser santo em Cristo e poder colocar esta santidade em prática, dia a dia. Obrigado por estas bênçãos. Amém.