Publicado em: 28 de maio de 2023
O Pentecostes traz um fato novo

Para: domingo, 28 de maio de 2023
Leia em sua Bíblia: João 7.37-39

“Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim’.” (Jo 7.38)

Jesus estava participando de uma festa. Era a Festa dos Tabernáculos. E era exatamente uma lembrança da época em que o povo permaneceu no deserto, guiado por Deus. O Tabernáculo, o Templo, sempre fora o modo de Deus mostrar-se presente perante seu povo.

Porém, o Pentecostes nos apresenta um fato novo. No Pentecostes revela-se que a habitação do Espírito Santo não se dá somente em tabernáculos, mas, sim, no próprio cristão. Jesus envia o seu Santo Espírito para fazer habitação em nosso coração, em nossa vida, em nosso ser. O tabernáculo de hoje, é você. O Espírito Santo habita em nós!

O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, é o Deus que promove a fé em nosso coração. Perceba que nem mesmo a fé é obra nossa. Pelo contrário, o Espírito Santo é quem trabalha para nos convencer de que Jesus é o nosso Salvador, a fonte da água viva. Falando do Espirito Santo, Jesus disse: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Como dizem as Escrituras Sagradas: ‘Rios de água viva vão jorrar do coração de quem crê em mim’.” (Jo 7.37-38). Bebendo dessa fonte, certamente fluirão de nós rios de água viva, pois é isso que Cristo nos dá: vida. Vida verdadeira. Vida eterna.

Jesus é a fonte da água da vida. Ele habita em nós por meio do seu Santo Espírito, para sempre. E enquanto Jesus nos encher com a sua água de vida, certamente o efeito será o mesmo que o da água no deserto. A nossa vida, que era um deserto, se transformará em um rio de água viva. Somente Cristo pode dar vida ao que estava morto. E essa era nossa condição, pois nós somos nascidos em pecado e nada merecíamos de Deus. Porém, o amor de Deus revelado no seu Filho e dado a nós pelo Santo Espírito vem nos chamar para uma nova vida.

Oremos: Senhor, agradeço-te por ser tua morada. Obrigado por seres a fonte da água da vida. Que em mim flua rios de água viva. Amém.