Publicado em: 15 de abril de 2023
O ouro é provado pelo fogo

Para: sábado, 15 de abril de 2023
Leia em sua Bíblia: 1Pedro 1.6-9

“Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é resultado da fé que possuem.” (1Pe 1.9)

O mundo está cheio de oportunistas, mas nas dificuldades revelam-se os verdadeiros amigos. Sim, pois aquelas pessoas que estão conosco por amizade e amor não se afastam nos dias difíceis.

A carta de Pedro é escrita para cristãos que viviam dias difíceis, espalhados em muitas cidades onde não havia templos para se reunirem. Eles estavam passando por provações, mas receberam a orientação de se alegrarem porque essas provações serviam para provar que a fé é verdadeira: “Vocês têm essa alegria porque estão recebendo a sua salvação, que é resultado da fé que possuem” (1Pe 1.9). Assim como pessoas se afastam quando passamos por dificuldades, também algumas pessoas se afastam da igreja quando algo difícil acontece.

Assim como o ouro é provado pelo fogo, as pessoas cristãs passam por provações. E a finalidade não é sofrimento, mas purificação. Como assim? O sofrimento é capaz de purificar uma pessoa? Não. Mas é no sofrimento que cada pessoa aceita mais facilmente a orientação e o governo de Deus na sua vida. O apóstolo Paulo falando desse assunto disse: “Quando perco toda a minha força, então tenho a força de Cristo em mim” (2Co 12.10).

Essa força de Cristo em nós manifesta-se por meio da fé, que se apega em Deus e confia que ele já venceu por nós. Cada um de nós é mais forte quando para de lutar sozinho e deixa Jesus agir na vida; quando não buscamos pagar por nossos pecados e não nos martirizamos por erros, mas confessamos todos os pecados, fraquezas e imperfeições, para recebermos gratuitamente o perdão de Jesus Cristo, que renova a vida e concede essa alegria por causa da salvação por meio da fé.

Oremos: Senhor Deus, não permitas que eu desista. Mostra, a cada sofrimento, a tua presença e permite que eu aprenda o teu ensino. Eu quero estar sempre contigo, na alegria e na tristeza. E quero estar sempre firmado na certeza de que a minha salvação já foi conquistada por Jesus. Amém.