Publicado em: 11 de outubro de 2020
O olhar transformador de Jesus 

Para: domingo, 11 de outubro de 2020
Texto: Marcos 10.17-22  

Jesus olhou para ele com amor e disse: — Falta mais uma coisa para você fazer.” (Mc 10.21)

Ao lermos a Bíblia, é sempre impressionante ver como ela descreve o olhar do Salvador. Ela nos faz imaginar aquele olhar de Jesus Cristo como algo muito especial, tão cativante e amoroso quanto revelador, de quem enxerga muito mais do que se pode ver. 

Em uma certa ocasião, um jovem veio até Jesus cheio de boas intenções. Ele fez uma pergunta muito importante. Ele queria saber o que deveria fazer para conseguir a vida eterna. Quem não quer saber isso?  

O Bom Mestre então respondeu. Jesus lembrou ao jovem que era preciso cumprir os mandamentos de Deus. E o jovem respondeu dizendo que isso ele já fazia desde criança. Foi então que veio aquele olhar de Jesus, que enxerga o fundo do coração, mas que é um olhar de amor também. “Jesus olhou para ele com amor e disse: — Falta mais uma coisa para você fazer” (Mc 10.21)Jesus, então, disse que o que faltava para aquele jovem rico era vender tudo o que tinha e dar o dinheiro aos pobres. 

Mas o olhar daquele jovem rico não era igual ao de Jesus. Ele não conseguia enxergar além do próprio umbigo. A resposta para ter a vida eterna estava ali, diante dos seus olhos. Jesus olhou para ele com amor, aguardando uma resposta que não veio. Jesus mostrou que o coração dele precisava mudar, que em vez de confiar em si mesmo, o jovem deveria olhar para Jesus e reconhecer que o amor ao dinheiro atrapalhava sua fé e seu desejo de seguir aquele que é o caminho para a vida eterna. 

O olhar de Jesus enxerga nosso coração também. Ele, com amor, nos chama para confiarmos no perdão de Deus porque não somos perfeitos. Que a nossa resposta seja diferente da resposta daquele jovem que foi embora triste. 

Oremos: Senhor Jesus, quando tu olhas para minha vida, enxergas muitas coisas que me faltam. Mas quando eu olho para ti, eu vejo pela fé que tudo o que preciso é confiar no teu amor. Amém.