Publicado em: 24 de dezembro de 2022
O nome do Filho 

Para: sábado, 24 de dezembro de 2022
Texto: Mateus 1.18-25

“Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.” (Mt 1.21) 

Normalmente são os pais que escolhem o nome do filho ou da filha. A escolha do nome está ligada ao nome de um familiar, a um significado em especial ou simplesmente por ser um nome da moda. José e Maria não tiveram a oportunidade de escolher o nome do seu filho. Mas por um motivo especial. 

O Evangelho segundo Mateus relata, no capítulo 1, que, quando José soube que Maria, sua noiva, estava grávida, ele quis desmanchar o contrato de casamento. Então, num sonho, o anjo de Deus disse a José que Maria estava grávida pelo Espírito Santo e que ele deveria se casar com ela. Informou também que a criança já tinha nome escolhido: Jesus. Era um nome com significado especial: “Ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1.21). O evangelista ainda lembra uma profecia do Antigo Testamento, de que essa criança também receberia o nome de Emanuel, que significa: Deus conosco.  

Esse é o sentido do Natal que vamos celebrar, nesta noite, em nossas igrejas ou em nossos encontros de família. Natal é o nascimento do Salvador Jesus, o Deus que estará conosco todos os dias. Você crê nisso?  

Todos nós precisamos de um Salvador para perdoar nossos pecados e nos abrir a porta da vida eterna. Por natureza, estamos distantes de Deus. Jesus nasceu em Belém, cresceu e foi o nosso substituto, morrendo na cruz e ressuscitando para nos reconciliar com Deus e nos dar vida plena. Todos nós também precisamos de um fiel amigo, que alivie nossas dores, conforte nosso coração e nos dê um sentido de vida. 

Hoje vamos lembrar do anúncio do anjo: “Nasceu em Belém o Salvador, o Emanuel, o Messias!” São belos nomes. Feliz e abençoado Natal para você e sua família!  

Oremos: Querido Jesus, estamos felizes por celebrarmos o teu nascimento. Obrigado por seres o nosso Salvador e nosso fiel amigo. Nós te louvamos e te adoramos, Jesus Cristo, o Messias, o Emanuel. Amém.