Publicado em: 16 de abril de 2023
O necessário para crer e ser salvo

Para: domingo, 16 de abril de 2023
Leia em sua Bíblia: João 20.30-31

“Estes foram escritos para que vocês creiam que Jesus é o Messias.” (Jo 20.31)

Curiosidade! Fazemos perguntas para obter respostas. A curiosidade até elabora perguntas desnecessárias. Queremos saber, sem mesmo haver noção do que faremos com a informação.

Assim também é a nossa mente com relação a Deus, às coisas do reino de Deus, ao céu, à vida após a morte. Enfim, as coisas espirituais nos levam a fazer perguntas e nem todas têm uma resposta na Bíblia. Com isso alguns se frustram e até consideram que a Bíblia é falha, incompleta ou deixa lacunas.

O texto de João 20.30-31 vem após o relato de Jesus mostrando-se vivo a diferentes grupos e dirigindo-se a Tomé, dando-lhe a certeza da ressurreição. Esse texto aparece após Jesus ter realizado tudo o que era necessário ter sido feito para nos salvar. E então o texto faz uma afirmação que parece um conselho de alguém que diz: “Há muito mais!” Jesus não fez somente o que está relatado. A Bíblia não pretende dar todas as respostas, mas ela tem tudo o que precisamos para crer que “Jesus é o Messias, o Filho de Deus” (Jo 20.31).

O evangelista João também nos mostra que o propósito da revelação do evangelho é a salvação das pessoas. Não é contar histórias, nem relatar fatos detalhadamente, mas mostrar a cada pessoa, em qualquer época e lugar, que Jesus é o Messias, o prometido e enviado para salvar a cada um de nós. Ele salva, pois é filho de Deus. A fé concede uma nova vida. Uma nova esperança. Um novo jeito para ver as coisas da vida. Sabemos que Deus nos criou para a vida na terra, mas especialmente, para estar com ele por toda a eternidade. Essa é a salvação que Jesus veio dar de graça.

Oremos: Obrigado, ó Deus, porque me dás inteligência e capacidade de buscar, de ter curiosidade e de perguntar. Dá-me entendimento do que eu necessito para crer e ser salvo, e permita que eu veja em ti, ó Deus, aquele que é infinitamente maior do que a minha capacidade de entender. Amém.