Publicado em: 15 de julho de 2023
O melhor guia

Para: sábado, 15 de julho de 2023
Leia em Bíblia: Romanos 8.12-17

“Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.” (Rm 8.14)

É possível que você já tenha visto pelas ruas ou mesmo em vídeo um deficiente visual andando com um cão-guia ao seu lado. A função do cão-guia é essencial e vital. Esses cães são muito bem treinados e estão focados em ajudar a indicar quando há obstáculos à frente, fornecendo segurança, agilidade e uma boa companhia.

De uma forma muito semelhante o apóstolo Paulo, na sua Carta aos Romanos, capítulo 8, versículo 14, menciona a ação do Espírito Santo como sendo o nosso guia: “Pois aqueles que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”. Diante de nossa vida espiritualmente cega, a presença do Espírito Santo nos mostra o caminho da salvação, o caminho pelo qual devemos andar, livrando-nos de perigos e dando segurança à nossa vida.

O nosso Pai amoroso é assim: ele é digno de total confiança. Ele nos pega pela nossa mão e nos conduz por um caminho seguro. Somos como uma pequena criança que se agarra na mão do Pai, que reconhece as suas falhas, as suas fraquezas e a sua dependência de Deus. E, quando o desespero tenta tomar conta de nós, o Espírito Santo nos ajuda, lembrando-nos de chamar e gritar pelo Pai, o nosso Pai!

Se tentarmos caminhar sozinhos por este mundo, ou mesmo obter o caminho da salvação por conta própria, jamais conseguiremos. A consequência de não se ter o guia verdadeiro é trágica. É por isso que Deus enviou Jesus para ser o nosso Salvador. E quem nos guiou à fé em Jesus? O Espírito Santo. Ele é o nosso guia. A sua companhia nos dá a tranquilidade e a certeza de que estamos sendo guardados e amparados em todos os momentos de nossa vida.

Oremos: Amado Pai, obrigado por guiares e preservares a nossa vida conforme prometeste, por meio do Espírito Santo. Somos gratos por sermos teus filhos e herdeiros da vida eterna. Amém.