Publicado em: 20 de janeiro de 2018
O melhor de todos

Para:  Sábado, 20 de janeiro de 2018

Texto: 1 Coríntios 12.27-31

“Porém eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos.” (1Co 12.31)

Há uma conhecida história infantil em que as ferramentas de uma carpintaria, onde móveis eram fabricados, começaram a conversar sobre qual delas era a mais importante. E cada uma falava de si, considerando-se a número um em importância. Quando o carpinteiro iniciou sua atividade, pegou o serrote, a lixa, a plaina, a chave de fenda, o martelo, a furadeira, os parafusos e pregos, o pincel. Enfim, usou todas as ferramentas. Ao final, cada uma reconheceu a importância das outras para a conclusão do trabalho.

Parece até infantil repetir que Deus não deu os dons para que as pessoas meçam quem ou qual é melhor ou mais importante. Os dons foram dados pelo Senhor para serem usados para o nosso próprio bem e o bem do nosso próximo, na construção e expansão do seu Reino através do servir. O nome é claro: dons! Eles não são produtos do nosso esforço pessoal. Quando foi questionado por seus discípulos sobre o próprio Jesus Cristo, João Batista, afirmou: “Ninguém pode ter alguma coisa se não for dada por Deus” (Jo 3.27). Ou como disse o apóstolo Paulo em outro momento: “Por acaso não foi Deus quem lhe deu tudo o que você tem? (1Co 4.7)

O Deus que nos presenteia com dons diversos nos deu o mais precioso deles: o seu amor revelado em Cristo Jesus. Esse amor de Jesus, que nos é dado mediante a fé, olha para quem não merece. Ele é centrado no serviço e no perdão. Esse amor de Jesus, que deu a vida por nós, para nos libertar da condenação eterna, é um dom extraordinário. É o melhor de todos.

Oremos: Pai querido, que dádiva maravilhosa nos deste através de Cristo. O perdão e a salvação por ele conquistados em nosso lugar nos motivam a servir sem sonhar sermos melhores do que os outros. Em nome de Jesus, o amor encarnado, o melhor de todos. Amém.