Publicado em: 30 de janeiro de 2021
O melhor caminho é o amor 

Para: sábado, 30 de janeiro de 2021
Texto: 1Coríntios 12.31-13.13 

Eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos.” (1Co 12.31)

Havia disputas na igreja da cidade de Corinto. Cada um achava que seu dom era especial. Pensavam que o melhor dom era falar em línguas estranhas, ou anunciar mensagens espirituais, ou ter conhecimento de Deus, ou ainda poder entregar sua vida em martírio por causa da fé. Qual é o dom maior? 

Paulo mostra que nenhum dom tem valor se não houver amor, pois é o amor que motiva o cristão a usar o dom recebido e a se relacionar com outros e agir em favor do seu bem-estar, espiritual e físico. Em sua Primeira Carta aos Coríntios, Paulo escreveu“Eu vou mostrar a vocês o caminho que é o melhor de todos” (1Co 12.31). E “o maior é o amor”, continuou ele. Sem amor, as línguas estranhas, as mensagens e o conhecimento terminam. 

Qual é o dom que você tem? Seja qual for, é o amor que o torna perfeito, que o faz ter valor, pois serve ao objetivo amoroso de Deus de salvar as pessoas. É por isso que Paulo dissePortanto, agora existem estas três coisas: a fé, a esperança e o amor. Porém a maior delas é o amor” (1Co 13.13). 

O amor é maior porque fé e esperança são coisas para a vida neste mundo, para o relacionamento com Deus. Uma vez cumprido seu propósito, ou seja, quando a pessoa chega à vida eterna, não são mais necessários, porque ela verá Deus face a face e estará com ele para sempre. A fé não será mais necessária, e não haverá mais esperança, pois já se está lá. Mas o amor é eterno, pois a pessoa vive agora e para sempre no amor de Deus e ama o seu próximo. 

Viva em amor. Que o seu relacionamento com Deus, consigo mesmo e com as outras pessoas seja de amor. Esse é o dom maior e eterno. “Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (Jo 13.34), é o novo mandamento deixado por Jesus. 

Oremos: Senhor Jesus, faze-me amar a ti e ao meu próximo. E que esse amor possa estar presente em todos os meus relacionamentos, sendo espelho perfeito do teu amor. Amém.