Publicado em: 13 de fevereiro de 2021
O mais importante 

Para: sábado, 13 de fevereiro de 2021
Texto: Hebreus 3.1-6 

Assim como a pessoa que constrói uma casa é mais importante do que a casa, assim, também, Jesus é mais importante do que Moisés. (Hb 3.3)

Quando alguém se depara pela primeira vez com o Palácio do Planalto ou a Praça dos Três Poderes, em Brasília, no Distrito Federal, um nome logo vem à mente: Oscar Niemeyer. Juntamente com Lúcio Costa, ele foi o responsável pela concepção dos edifícios daquela que viria a ser a capital federal. Todas essas construções apontam, ainda hoje, para aquele que as concebeu. 

Na Carta aos Hebreus, capítulo 3, versículo 3, Deus nos convida a prestar atenção na seguinte comparação: “Assim como a pessoa que constrói uma casa é mais importante do que a casa, assim, também, Jesus é mais importante do que Moisés. 

A casa pode ser comparada com o povo de Deus. No Antigo Testamento, esse povo foi liderado por Moisés, servo do Senhor Deus. Porém, com a manifestação de Jesus como Filho de Deus, todos os que, pela fé, creem no seu santo nome são considerados pertencentes ao povo de Deus. 

Por meio de Moisés, Deus revelou a lei e os mandamentos ao seu povo. Por meio de Jesus, Deus perdoou os pecados que haviam sido escancarados pela lei. Os mandamentos, com todas as suas exigências, apontam para a perfeição e santidade de Jesus, que os cumpriu completamente. 

Tudo o que Moisés representa continua valendo, pois é por meio da lei de Deus que percebemos o tamanho do pecado que nos afasta do Senhor, que é justo e santo. Contudo, essa mesma mensagem de Moisés nos prepara para recebermos aquele que é o mais importante: Jesus, Filho de Deus, nosso Senhor e Salvador. 

Oremos: Senhor, obrigado por me considerares tua casa espiritual, em conjunto com todos que creem em Jesus. Perdoa-me porque muitas vezes deixei de apontar para Cristo em minha vida, colocando o meu ego e as minhas realizações em evidência. Ajuda-me a ter clareza sobre quem realmente é o mais importante. Amém.