Publicado em: 20 de setembro de 2020
O mais importante é… 

Para: domingo, 20 de setembro de 2020
Texto: Marcos 9.33-37  

Mas eles ficaram calados porque no caminho tinham discutido sobre qual deles era o mais importante. (Mc 9.34) 

Nós gostamos muito de sermos os maiores, os melhores, os mais importantes. Para mostrar toda a importância de algo, falamos no maior prédio do país, na maior autoridade sobre o assunto, na maior torcida do Brasil. Temos em nós essa mania de grandeza, de sempre querer fazer e ser o maior”, a referência no seguimento. 

Mas quem é o maior no reino de Deus? Você já parou para pensar nisso? Os discípulos de Jesus pensaram e até discutiram sobre esse assunto. No Evangelho de Marcos, capítulo 9, versículos 33 e 34, Jesus chegou a perguntar sobre o motivo da discussão, “mas eles ficaram calados porque no caminho tinham discutido sobre qual deles era o mais importante. 

Os seguidores de Jesus esperavam um reino nos padrões humanos, com os cargos mais importantes sendo entregues aos companheiros fiéis. Mas Jesus inverte a ordem das coisas: troca maior por menor, troca grande por pequeno, primeiro por último, senhor por servo. “Se alguém quer ser o primeiro, deve ficar em último lugar e servir a todos” (Mc 9.35), disse ele. 

O Reino de Deus opera conforme padrões totalmente diferentes dos quais estamos acostumados no dia a dia. A busca pelo status não cabe no Reino de Deus. O mesmo se aplica à lei do mais forte. No Reino de Deus, os fortes não oprimem os mais fracos, mas são responsáveis pelos que são espiritualmente fracos. 

O mais importante no Reino de Deus é aquele que mais depende da graça e do amor do Senhor, e que manifesta isso por meio das suas atitudes. 

Oremos: Deus, peço perdão pelas vezes em que eu quis ser o maior e desprezei o meu irmão. Obrigado por me mostrares que ser grande é colocar-se ao lado daqueles que são considerados pequenos. Ajuda-me nas minhas imperfeições. Por Jesus, quero estar contigo por toda a eternidade. Amém.