Publicado em: 10 de fevereiro de 2022
O maior dos salmos

Para: quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022
Texto: Salmo 119.1-8

“Felizes são os que não podem ser acusados de nada, que vivem de acordo com a lei de Deus, o Senhor!” (Sl 119.1)

Há 150 salmos na Bíblia e o Salmo 119 é o maior deles. E o Salmo 119 é uma obra de arte, pois em cada bloco de oito versículos, cada versículo do bloco inicia com uma das 22 letras do alfabeto hebraico. É um grande salmo e uma grande obra de literatura, mas acima de tudo apresenta uma grande mensagem, destacando a excelência da Palavra de Deus, dos mandamentos divinos, da lei do Senhor.

A Palavra de Deus aponta para algo que é muito buscado e desejado pelo ser humano: a felicidade. E ser feliz, diz o salmista, é viver “de acordo com a lei de Deus, o Senhor!” (Sl 119.1). Não há mistério, não há segredos. Basta seguir a lei do Senhor para termos uma vida feliz, na qual não podemos ser acusados de nada, pois está de acordo com o que Deus quer. Será que é fácil assim?

Nós sabemos que não é! Conhecemos nossa vida e reconhecemos que não conseguimos seguir a lei de Deus sempre. Pecamos e erramos muito. Precisamos de ajuda, precisamos que Deus não nos abandone por causa das coisas erradas que fazemos, mas que ele continue conosco e torne feliz a nossa vida.

E o Senhor Deus está conosco sempre, mesmo conhecendo nossos pecados. Por causa deles, o Filho de Deus se tornou um ser humano para cumprir aquilo que nós não conseguimos, vivendo de acordo com a vontade de Deus. Ele veio para cumprir a promessa de Deus e ser o nosso Salvador.

Assim, o maior dos salmos aponta para o perfeito Salvador, em quem temos vida e salvação. É com Jesus que podemos viver de acordo com a lei de Deus, sabendo que, apesar de nossos pecados, temos um Deus que nos ama e que traz felicidade para nossa vida, agora e para sempre.

Oremos: Querido Deus, obrigado pela tua Palavra, pela perfeita lei que orienta nossa vida e que aponta para a salvação que nos dás em Cristo. Fortalece a nossa fé e enche nossa vida de felicidade, com a confiança que somos teus filhos. Por Jesus. Amém.