Publicado em: 17 de maio de 2020
O maior dos amigos 

Para: domingo, 17 de maio de 2020
Texto: João 15.9-17  

“Ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles.” (Jo 15.13) 

A amizade é um relacionamento muito nobre. Como diz o texto de Provérbios 17.17: O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão. Certamente o amor fraternal é um sentimento muito bonito entre as pessoas que encontram umas nas outras o amor de um irmão. 

Jesus diz que ninguém tem mais amor pelos seus amigos do que aquele que dá a sua vida por eles” (Jo 15.13). Ora, quem foi que demonstrou tamanho ato de amor? Jesus nos ama tanto, que deu a sua própria vida em favor da nossa. Quando estávamos caídos na desgraça do pecado e da morte, Jesus nos resgatou, vencendo tudo em nosso lugar. Jesus é o maior dos amigos, e é assim que ele quer se relacionar conosco. Por isso, podemos refletir: como temos cultivado nossa amizade com Cristo? 

Ter uma vida de comunhão com Jesus é escutar o que ele diz por meio de sua Palavra, pois os seus conselhos são verdadeiros e nos levam à felicidade duradoura. Infelizmente, muitas pessoas ainda preferem comungar com o mundo, que oferece uma vida pecaminosa, com prazeres passageiros, que levam a uma vida de profundo vazio e infelicidade. 

Não podemos deixar que essa realidade cresça ao nosso redor. Diariamente podemos testemunhar aos nossos amigos sobre quem é o maior dos amigos, apresentando para eles quem é Jesus e o que ele fez por nós. Jesus nos escolheu para produzirmos bons frutos de fé, atuando pelo amor e pela bondade, semeando no coração dos nossos amigos a semente da salvação. Nessa missão estaremos acompanhados do próprio Cristo, que, por meio do seu Espírito Santo nos abastece com os seus dons. 

Oremos: Jesus, queremos servir-te como bons amigos. Faze de nós teus instrumentos de salvação, para que a tua Palavra produza conforme a tua vontade. Por amor do teu nome. Amém.