Publicado em: 05 de dezembro de 2022
O maior ato de amor pelos outros 

Para: segunda-feira, 5 de dezembro de 2022
Texto: 1Tessalonicenses 5.12-15  

“Tomem cuidado para que ninguém pague o mal com o mal. Pelo contrário, procurem em todas as ocasiões fazer o bem uns aos outros e também aos que não são irmãos na fé.” (1Ts 5.15) 

Tessalônica era a capital da província romana da Macedônia, onde Paulo fundou uma igreja na sua segunda viagem missionária. Por causa da oposição dos judeus, Paulo e Silas foram obrigados a fugir para a cidade de Bereia. Mais tarde, já em Corinto, Paulo recebeu de Timóteo notícias dos tessalonicenses e escreveu uma carta para falar de sua alegria pelo progresso espiritual deles, e para animá-los na fé e na vida cristã. 

Paulo havia sido expulso de Tessalônica por lideranças locais e, ainda assim, incentiva os cristãos tessalonicenses a “fazer o bem uns aos outros e também aos que não são irmãos na fé” (1Ts 5.15). Qual o significado disso? O cristão redimido por Cristo tem sempre em mente o que Cristo faria. E Jesus enfatizou o amor desinteressado ao próximo. O exemplo clássico é a parábola do Bom Samaritano. E é possível lembrar suas palavras na cruz, ao falar dos seus malfeitores: “Pai, perdoa esta gente! Eles não sabem o que estão fazendo” (Lc 23.34). Considere que nossas ações em favor do nosso semelhante são a melhor forma de testemunharmos a fé no Salvador. Paulo desejava que o evangelho chegasse a todos, até aos seus opositores. Por isso deu o conselho acima aos cristãos de lá.  

Os cristãos vivem o amor de Cristo amando todas as pessoas, também aquelas que os perseguem. A tarefa é muito difícil. Não há quem consiga fazê-lo com perfeição. Nesse campo de dúvidas, podemos ter certeza de que Jesus morreu por todos, pois éramos inimigos de Deus. Ele deseja conceder perdão a todos. Para isso, é preciso que conheçam Jesus como seu Salvador. E não há ato maior de amor ao próximo do que testemunhar de Jesus. 

Oremos: Amado Pai, dá-nos paciência e perseverança em tempos difíceis, amor a Deus e ao próximo em todos os momentos. Por amor de Jesus, nosso Salvador, nós oramos. Amém.