Publicado em: 19 de dezembro de 2021
O homem propõe, Deus dispõe 

Para: domingo, 19 de dezembro de 2021
Texto: Mateus 1.18-25 

“Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta.” (Mt 1.22)

O evangelista Mateus é pouco detalhista no seu relato da história do Natal, do nascimento de Jesus. Ele queria mostrar que Jesus realmente é o Messias profetizado no Antigo Testamento. No texto bíblico, Mateus utiliza várias vezes o tempo verbal do pretérito imperfeito para reproduzir a história daquele jovem casal: Maria ia casar, José sempre fazia o que era direito, ele não queria difamar Maria. 

Um anjo do Senhor precisou aparecer a José para mudar o tempo dos verbos: não tenha medo, ela está grávida pelo Espírito Santo, ela terá um menino, você porá nele o nome de Jesus, ele salvará o seu povo dos pecados deles.  

Um conhecido provérbio diz que o homem propõe, mas Deus dispõe. Cada vez mais fica claro que, por mais que façamos planos, uma vontade sábia e superior muda as nossas vontades e planos. Isso até mesmo pode gerar crises e aborrecimentos. No entanto, ao final, sabemos que Deus tem sempre o melhor para nós. Como escreveu o apóstolo Paulo aos cristãos de Roma: “Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano” (Rm 8.28). 

Deus tinha desenhado, desde os tempos do Gênesis, um plano para levar a sua criação de volta ao paraíso de onde nunca deveria ter saído. Esse plano incluía alguém puro, perfeito, divino, mas que ao mesmo tempo pudesse entrar na pele humana e morrer pelos humanos. E assim aconteceu: “Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta” (Mt 1.22). As mensagens criaram esperança por meio dos profetas que iam adiantando detalhes de como seria essa vida especial, a vida do Salvador Jesus. E hoje, nós sabemos que ele veio e, por meio dele, temos vida eterna. 

Oremos: Pai celestial, ajuda-me, neste tempo em que comemoramos o nascimento do teu Filho, a ouvir sempre de novo as tuas promessas. Amém.