Publicado em: 04 de março de 2020
O exemplo de uma mulher 

Para: quarta-feira, 4 de março de 2020
Texto: Marcos 7.24-30 

Ela veio e se ajoelhou aos pés dele. (Mc 7.25) 

Em certa ocasião, Jesus desejou um pouco de privacidade e descanso. Porém, sua fama o precedia onde quer que ele fosse. E dessa vez veio ao seu encontro uma mulher, com o coração despedaçado pela grave enfermidade de sua filha. “Ela veio e se ajoelhou aos pés dele” (Mc 7.25), rogando por ajuda.  

Jesus lhe deu uma resposta forte. O seu diálogo, porém, encorajou essa mulher a vencer barreiras e, ao mesmo tempo, ele reforçou a razão de sua vinda ao mundo. E, por amor, atendeu ao pedido dessa mãe, o que provocou uma manifestação pública da fé dessa estrangeira.  

A persistência dessa mulher siro-fenícia é admirável. A sua fé passa por cima da diferença entre judeus e não judeus. Ela crê que a graça de Deus é mais do que suficiente para atender às suas necessidades, sem privar os judeus de também a receberem. E agradecida, ela se satisfaria com as migalhas. Foram muitos os obstáculos que ela teve de ultrapassar. Entretanto, a sua forte fé a levou não somente a persistir na súplica, mas a adorar Jesus, jogando-se aos pés do Salvador. E, finalmente, o seu clamor foi atendido! 

O Salvador Jesus continua ouvindo e atendendo o clamor dos que nele creem. Todos temos problemas, necessidades, aflições, dores e angústias. Então, eis aí um exemplo de fé e atitude que devemos considerar diante de quaisquer circunstâncias tormentosas que nos sobrevierem. 

Não sabemos que provações cada um está enfrentando na vida e nem sequer temos a solução delas. Mas, Jesus sabe! Ele entregou a própria vida na cruz para nos resgatar do Diabo, do pecado e da condenação eterna no inferno. E assim como atendeu o clamor daquela mulher estrangeira, ele está pronto para ouvir a cada um de nós. 

Oremos: Senhor, ensina-me a colocar a minha vida e as minhas preocupações sob os teus cuidados e a confiar plenamente no teu socorro. Amém.