Publicado em: 18 de fevereiro de 2019
O Dia do Perdão

Para: segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Leia em sua Bíblia: Levítico 23.26-32

“Ninguém trabalhará nesse dia, pois é o dia em que é apresentado ao Senhor, o Deus de vocês, o sacrifício para conseguir o perdão dos pecados do povo.” (Lv 23.28)

Você já imaginou se tivéssemos uma hora reservada em nosso dia para pedir e dar perdão? Nesse caso, não haveria motivo para deixar de falar com aquele amigo como quem você teve problemas, pois vocês teriam uma hora para se perdoarem. A família não precisaria ser desfeita, pois o perdão a uniria. As pessoas não precisariam se desfazer em brigas, pois o perdão as reconciliaria.

Pode até ser que nós não tenhamos esse costume do perdão, mas Deus o tem. Quando estava instruindo Moisés sobre como o seu povo deveria viver, Deus separou um dia como o Dia do Perdão: “Ninguém trabalhará nesse dia, pois é o dia em que é apresentado ao Senhor, o Deus de vocês, o sacrifício para conseguir o perdão dos pecados do povo” (Lv 23.28). Isso não é pouca coisa, pois Deus estava dando a garantia de dar o seu perdão a pessoas que o ofendiam todos os dias. Deus era ofendido pela falta de fé, pela desobediência, pela ganância, pelo ódio, pelo desprezo. Enfim, pelo pecado.

As ofensas que nós cometemos ou que são cometidas contra nós não são muito diferentes daquelas que o povo de Deus cometia no passado. O problema é que isso envolve os nossos sentimentos e podemos ser levados a dois extremos perigosos. Podemos pensar que o nosso pecado não foi tão grande e não precisa de perdão. Podemos pensar também que o nosso pecado é tão grande que não pode ser perdoado.  Esses dois pensamentos estão errados, pois todo pecado precisa de perdão.

Se você não sabe como pedi-lo, peça a Deus, pois ele reservou um tempo especial para dar perdão. Ele enviou Jesus para que todos os nossos pecados fossem perdoados. Depois disso, lembre-se de pedir e de dar perdão a quem for preciso.

Oremos: Querido Deus, eu não sei pedir e nem dar perdão. Tu conheces o meu pecado e me perdoas. Peço que me ensines a pedir e a dar perdão a quem for preciso. Em nome de Jesus. Amém.