Publicado em: 05 de agosto de 2023
O Deus que escolhe e chama

Para: sábado, 05 de agosto de 2023
Leia em sua Bíblia: Romanos 9.1-13

“É de acordo com o seu plano que Deus escolhe aqueles que ele quer chamar, sem levar em conta o que eles tenham feito.” (Rm 9.11)

Deus tinha um plano para o seu povo. A partir de Abraão, ele separou para si um povo exclusivamente seu, a quem “tornou seus filhos e repartiu a sua glória”; com quem “Deus fez suas alianças e deu a sua lei, a verdadeira maneira de adorar e as promessas” (Rm 9.4), como Paulo afirma, mostrando a ação amorosa de Deus para com Israel.

Mas esse plano não foi aceito por muitos em Israel, pois julgavam que, por serem descendentes de Abraão segundo o sangue, estavam salvos diante de Deus, sem importar se confiavam nesse Deus ou não. É por isso que Paulo mostra que a predestinação de Deus leva em conta não os descendentes naturais de Abraão, mas os filhos espirituais, isto é, os filhos da promessa, que confiam na promessa feita a Abraão de perdão, vida e salvação em Cristo, o Messias prometido e enviado por Deus. “É de acordo com o seu plano que Deus escolhe aqueles que ele quer chamar, sem levar em conta o que eles tenham feito” (Rm 9.11).

Essa é também a predestinação de Deus para você, o plano divino no qual ele o escolhe e chama para ser seu filho, colocando em seu coração a fé no Salvador Jesus. Por isso, a predestinação e a salvação dependem unicamente de Deus, “sem levar em conta o que você tenha feito”. Pois “antes da criação do mundo, Deus já nos havia escolhido para sermos dele por meio da nossa união com Cristo” (Ef 1.4).

Você foi escolhido e chamado por Deus. Deus veio ao seu encontro e lhe disse: “Jesus morreu e ressuscitou por você. Por isso, eu o escolho como meu filho e amo você, agora e para sempre”.

Oremos: Querido Deus, é maravilhoso saber que a nossa vida aqui e na eternidade depende somente de ti, pois tu nos predestinaste em Cristo para sermos teus. Mantém a fé em nosso coração e ajuda-nos a viver como filhos de Abraão, compartilhando esta fé. Por Jesus. Amém.