Publicado em: 20 de outubro de 2021
Ó Deus, eu te agradeço! 

Para: quarta-feira, 20 de outubro de 2021
Texto: Lucas 18.9-14  

“Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu.” (Lc 18.13) 

Agradecer é um ato que sempre faz bem para quem agradece e para quem recebe a gratidão. E quando se é grato a Deus? Não existe ato mais bonito de uma pessoa temente a Deus do que ter o coração agradecido. 

Entre tantas coisas pelas quais podemos agradecer a Deus em uma conversa com ele, em uma oração, você citaria o reconhecimento por suas falhas? Parece estranho, não é? Mas na parábola que Jesus contou e que está registrada no Evangelho de Lucas, capítulo 18, há o registro de duas orações: uma de um fariseu e outra de um cobrador de impostos. E apenas uma delas foi elogiada por Jesus.  

Na sua oração, o fariseu agradeceu a Deus por várias coisas, por qualidades que possuía: não era avarento, nem desonesto, nem imoral, cumpria os ofícios religiosos jejuando e ofertando. Ele até agradeceu por não ser um cobrador de impostos. Por sua vez, o cobrador de impostos, ao orar, nem mesmo levantava o rosto para o céu. Ele apenas suplicava que Deus tivesse misericórdia dele porque reconhecia ser um pecador: “Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!” (Lc 18.13). E foi essa oração que recebeu a aprovação de Jesus, quando ele disse: “Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus” (Lc 18.14). 

Mas, onde estava o agradecimento do cobrador de impostos? Na súplica por misericórdia. Mesmo que pareça estranho, a gratidão se faz presente nesse pedido. Somente Deus Espírito Santo é capaz de fazer com que reconheçamos os nossos pecados, que reconheçamos que não somos melhores do que ninguém e que precisamos do perdão em Jesus. E reconhecer a dependência da obra de Jesus nos leva a dizer: “Ó Deus, eu te agradeço!” Isso faz bem, isso traz paz, isso torna o coração agradecido por obra de Jesus. 

Oremos: Bondoso Deus, obrigado por me levares a reconhecer os meus pecados diariamente. Obrigado pelo perdão concedido em Jesus. Grato sou pela paz que vem de ti. Amém.