Publicado em: 18 de dezembro de 2023
O Deus das surpresas

Para: segunda-feira, 18 de dezembro de 2019
Texto: Lucas 1.46-55 

“Derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições.” (Lc 1.52) 

Quando a virgem Maria foi visitar sua parenta Isabel, foi recebida com palavras elogiosas. Isabel chamou Maria de “mãe do meu Senhor”. Maria, por sua vez, respondeu com palavras que ficaram famosas, no assim chamado “cântico de Maria” (Lc 1.46-55). 

Maria fez um salmo, mas não criou nada do zero. Ela citou várias frases que aparecem em outros lugares na Bíblia. Uma dessas frases fala sobre como Deus age no mundo. Maria disse que Deus “derruba dos seus tronos reis poderosos e põe os humildes em altas posições” (Lc 1.52). Em outras palavras, Deus derruba dos tronos os poderosos e exalta os humildes. Esta mesma verdade aparece em vários lugares da Bíblia. Um desses textos diz: O Senhor Deus ampara os humildes, mas faz com que os ímpios caiam por terra (Sl 147.6). 

Deus derruba os poderosos e exalta os humildes. Será que isso se confirma na vida real? Às vezes achamos que não. Mas o próprio exemplo de Maria mostra que isso é verdade. Deus não escolheu uma princesa de Jerusalém para ser a mãe do Salvador. Ele escolheu uma pobre moça do interior, da remota cidade de Nazaré da Galileia. Deus derruba dos tronos os poderosos e exalta os humildes. Isso se confirma mais ainda na missão de Jesus. Deus não mandou um poderoso exército para nos salvar. Ele mandou o seu Filho, escondido na humanidade de um pobre bebê. E Jesus venceu o mundo e a morte na aparente derrota na cruz. Deus surpreende. Ele derruba os poderosos e exalta os humildes. O Natal é prova bem clara de que isso é assim. 

Oremos: Senhor, permite que eu veja e entenda o teu modo de agir. Sou grato porque exaltas os humildes, em Cristo Jesus. Amém.