Publicado em: 05 de janeiro de 2020
 O crescimento de Jesus

Para: domingo5 de janeiro de 2020
Texto: Lucas 2.40-52 

“Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele.” (Lc 2.52) 

Numa perspectiva biográfica da vida de Jesus, temos pouquíssimas referências bíblicas sobre o período entre os primeiros anos de vida até o início de seu ministério após seu batismo no rio Jordão, aos trinta anos de idade. O evangelista Lucas descreveu um breve episódio de Jesus com os seus pais, aos doze anos de idade, ocorrido no Templo em Jerusalém, por ocasião da Festa da Páscoa. No fim da narrativa desse acontecimento, ele fez o seguinte registro: “Conforme crescia, Jesus ia crescendo também em sabedoria, e tanto Deus como as pessoas gostavam cada vez mais dele” (Lc 2.52). 

O relato do evangelista acerca do crescimento de Jesus contemplou pelo menos quatro dimensões integradas: biológica, cognitiva/psicológica, social e cultural religiosa. O crescimento compreende um tempo em que ocorre uma série de mudanças e transformações. Aos doze anos Jesus crescia e se desenvolvia em tamanho, estatura e corpo. Ele também crescia em “sabedoria”. Ainda aos doze anos, Jesus estava entre os mestres da Lei no pátio do Templo em Jerusalém, “ouvindo-os e fazendo perguntas a eles” (Lc 2.46). No âmbito social, tornava-se cada vez mais conhecido e “as pessoas gostavam cada vez mais dele”. Ele era querido e amado também por Deus. Ele é o Emanuel, Deus conosco. 

Jesus era um menino admirável. Cresceu ainda mais e se tornou o salvador da humanidade. Crianças, adolescentes, jovens, e também adultos e idosos, podem crescer na fé cristã e na vida com Deus. Na Segunda Carta de Pedro, capítulo 3, versículo 18, temos um enorme estímulo: “Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém!”  

Oremos: Senhor Jesus, faze-nos crescer na graça e no conhecimento do teu amor. Em teu nome. Amém.