Publicado em: 26 de fevereiro de 2023
O coração pode nos enganar

Para: domingo, 26 de fevereiro de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 4.1-11

“Jesus respondeu: — As Escrituras Sagradas afirmam: ‘O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz’.” (Mt 4.4)

“Siga seu coração” é o título de uma das músicas do desenho animado “Mulan”, que conta a história de coragem de uma menina chinesa. “Seguir o coração” é um mantra repetido constantemente em nossa cultura moderna. Mas, diversas vezes, as coisas não terminaram bem quando seguimos o nosso coração. Se o nosso coração não é um parâmetro confiável, no que podemos nos amparar?

Jesus não seguiu o coração. No capítulo 4 do evangelho de Mateus, lemos que, após, quarenta dias no deserto, ele estava cansado e com muita fome. Tudo que o seu coração, a sua mente e o seu corpo queriam era um pedaço de pão e um lugar para descansar. Então, o Diabo chegou perto dele e disse: “Transforme estas pedras em pão”. Em vez de seguir a sua vontade imediata, Jesus preferiu mostrar que o parâmetro não era o coração, mas as Escrituras. Por isso, ele responde ao Diabo: “As Escrituras Sagradas afirmam: ‘O ser humano não vive só de pão, mas vive de tudo o que Deus diz’.” (Mt 4.4).

Seguir o nosso coração pode nos levar a enganos terríveis! As Escrituras Sagradas norteiam a nossa vida e nos direcionam sempre para a fonte de todo amor, da vida e da salvação. Quando enfrentamos situações difíceis, de dor, de luto, provação ou tentação, a Palavra de Deus acalma e consola o nosso coração desesperado com a boa notícia do amor de Jesus. Por isso, nem sempre siga o seu coração. Em momentos de profunda dor e tentação, escute o Senhor Jesus que diz em sua Palavra: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei” (Hb 13.5). Sim! Jesus, que venceu o Diabo, sempre estará ao nosso lado.

Oremos: Poderoso Deus, o nosso coração nos engana muitas vezes. Por isso, aumenta-nos a fé e cria em nós um coração disposto a ouvir a tua Palavra. Por Jesus, que venceu o Diabo, nós pedimos. Amém.