Publicado em: 03 de abril de 2021
O centro, o alvo, o foco 

Para: sábado, 3 de abril de 2021
Texto: Salmo 16 – SÁBADO DE ALELUIA 

Por isso o meu coração está feliz e alegre, e eu, um ser mortal, me sinto bem seguro, porque tu, ó Deus, me proteges do poder da morte. (Sl 16.9-10)  

A maior parte da nossa vida é correria. Muitas vezes nem sabemos ao certo por qual motivo ou para que é que corremos tanto. Sim, juntamos coisas. Trabalhamos, pagamos boletos, faturas, sonhamos com viagens, bens, dias melhores e aposentadoria. A nossa vida gira muito em torno do ter e do adquirir ou de preparar-se para a velhice. E então o salmista nos chama de volta. Ele nos traz ao centro, ao alvo, ao foco: “Tu, ó Senhor Deus, és tudo o que eu tenho” (Sl 16.5). 

Que bela lembrança para este Sábado de Aleluia! Um sábado que nos traz ao centro, ao alvo, ao foco: a vida é finita, limitada e rápida. A morte de Jesus é um “tapa de luva” não apenas para alguns discípulos da época, que sonhavam com um salvador diferente, uma espécie de Superman. Nós, os discípulos de hoje, também corremos o risco de perder o foco para a nossa vida. 

Escritura nos lembra de que a morte vem. Não somente a morte de Jesus, mas a morte dos nossos familiares e amigos coloca-nos em nosso lugar e avisa-nos sem rodeios: a morte é para todos! E o que fazer diante disso? Desesperar-se, negar, fugir, resistir? Mas até quando isso é possível? 

Diante da realidade da morte, podemos desanimar ou agradecer. O Senhor preservou essas maravilhosas palavras na sua Escritura: “Estou certo de que o Senhor está sempre comigo; ele está ao meu lado direito, e nada pode me abalar” (Sl 16.8). Esse “nada” inclui a morte!  

Davi continuou o seu salmo trazendo-nos para o centro, o alvo e o foco: “Por isso o meu coração está feliz e alegre, e eu, um ser mortal, me sinto bem seguro, porque tu, ó Deus, me proteges do poder da morte” (Sl 16.9-10). 

Oremos: Pai celestial, obrigado por nos protegeres do poder da morte. Mesmo que nós, ou nossos amigos e familiares, passemos por ela, obrigado porque ela não tem mais poder de condenação para os que creem em Jesus como seu Salvador. Eu creio! Por Jesus. Amém.