Publicado em: 20 de novembro de 2021
O caráter de Deus 

Para: sábado, 20 de novembro de 2021
Texto: Colossenses 1.15-20  

“Ele, o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível.” (Cl 1.15) 

Você já percebeu como o ser humano tem uma espécie de “instinto religioso”? Ele é assim por natureza e isso pode ser observado nos grupos mais remotos de pessoas, que sempre têm alguma religião e estão buscando Deus. Uma característica marcante dessa religião é o medo. As pessoas sabem que Deus, por algum motivo, está irado e que elas precisam fazer alguma coisa para aplacar a ira de Deus.

O texto da Carta aos Colossenses, porém, apresenta um caminho contrário. Em vez de nos esforçarmos para conhecer a Deus, ele mesmo vem a nós e se revela na pessoa de Jesus: “Ele, o primeiro Filho, é a revelação visível do Deus invisível” (Cl 1.15). Jesus mostra especialmente o caráter amoroso de Deus, o seu desejo de nos salvar e cuidar de nós.

Deus criou o mundo por meio de Jesus. O evangelista João identificou Jesus com o verbo ou a palavra: ele, Jesus, foi a Palavra dita da boca de Deus na criação. Em Jesus, a palavra se tornou um ser humano e continua entre nós na Bíblia, que é a palavra escrita de Deus. Se essa palavra tão poderosa foi capaz de criar o mundo, que poder transformador maravilhoso ela tem também sobre a nossa vida!

O apóstolo Paulo, na sua Carta aos Colossenses, também lembra que temos paz com Deus pelo fato de que Jesus nos reconciliou com ele. Se nas religiões naturais o homem se sacrifica, na revelação de Deus, ele, Deus, sacrifica o seu próprio Filho por nós para nos trazer paz, tranquilidade e a certeza bendita de que ele não está mais contra nós mas age em nosso favor.

Jesus é chamado de o primeiro Filho que foi ressuscitado, ou seja, quando Jesus venceu a morte, ele deu credibilidade a tudo que Deus nos prometeu e garante que os nossos pecados estão perdoados.

Oremos: Querido Deus, quando olhamos para as religiões criadas pelos homens, há desespero. Quando olhamos para a tua revelação, há alívio. Obrigado. Por Jesus. Amém.