Publicado em: 06 de abril de 2022
O caminho 

Para: quarta-feira, 6 de abril de 2022
Texto: Isaías 48.12-22  

“Eu sou o Senhor, seu Deus. Eu os ensino para o seu próprio bem e os guio no caminho que devem seguir.” (Is 48.17) 

Hoje há inúmeros aplicativos que podem nos auxiliar quando planejamos uma viagem ou, ainda, quando pretendemos desbravar o desconhecido. Esses aplicativos são extremamente úteis pois podem nos ajudar a escolher a melhor rota, o melhor dia e horário para a nossa viagem, auxiliando-nos a chegar ao nosso destino.  

“O Senhor, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador, diz ao seu povo: ‘Eu sou o Senhor, seu Deus. Eu os ensino para o seu próprio bem e os guio no caminho que devem seguir” (Is 48.17). Nesse versículo do livro do profeta Isaías, a palavra caminho também é citada. No texto, Deus estava se propondo a conduzir o povo escolhido para junto de si. Havia uma escolha a ser feita pelo povo: seguir o Senhor Deus ou seguir os deuses de seus antepassados e de culturas com as quais haviam convivido.  

Ao longo de sua jornada o povo de Israel havia se desviado do caminho por inúmeras vezes. Mas o Senhor, o Santo Deus de Israel, queria andar com eles. Para isso era necessário que o povo esquecesse o passado e seguisse em frente. O apóstolo Paulo, em sua Carta aos Filipenses, falou sobre isso: “Esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus” (Fp 3.13-14).  

Para acompanhar o povo na jornada estava aquele que é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis. Não se trata de uma escolha fácil, pois ela requer esforço, renúncia, perseverança e, sobretudo, fé. Que as nossas escolhas ao longo de nossa vida não nos afastem nem nos desviem do caminho, de Jesus, pois, no final, isso é tudo o que importa. 

Oremos:  Pai de amor, que pela fé possamos ser sábios em nossas escolhas e não nos desviemos daquele que é o caminho, a verdade e a vida. Em Cristo Jesus.  Amém.