Publicado em: 11 de julho de 2021
O bom samaritano 

Para: domingo, 11 de julho de 2021
Texto: Lucas 10.25-37 

E Jesus disse: — Pois vá e faça a mesma coisa. (Lc 10.37) 

Os samaritanos e os judeus não tinham uma convivência tranquila. Os judeus chegavam a fazer orações a Deus pedindo que os samaritanos não fossem participantes da vida eterna. Por isso, era impensável pressupor que um samaritano ajudaria um judeu em caso de necessidade. 

Na história que Jesus contou a um judeu que queria encontrar alguma prova contra Jesus, foi um samaritano que ajudou um homem que fora assaltado que estava morrendo à beira da estrada. E como ele ajudou! O samaritano ficou com muita pena dele, limpou os seus ferimentos, levou-o a uma espécie de hospital de emergência particular e pagou a conta. 

A atitude desse estrangeiro samaritano foi surpreendente. Por isso ele é conhecido como o bom samaritano. Ele salvou a vida de alguém que era considerado um inimigo, alguém de etniade religião e de cultura diferentes. Então Jesus disse ao judeu que queria encontrar alguma prova contra ele: “Pois vá e faça a mesma coisa” (Lc 10.37). 

Jesus, com essa história, queria mostrar que ele é o bom samaritano vindo do céu para tratar de cada um de nós, curando-nos das nossas culpas e levando-nos de volta à casa do Pai celeste. Ele fez isso sendo massacrado na cruz por nossa causa e ressuscitou em nosso favor para sermos salvos e exercitarmos atitudes de solidariedade, cuidado e amor. 

Hoje há muita gente ferida por assaltos que desgraçam famílias, destroem carreiras, machucam vidas. São milhares de pessoas quase mortas precisando de alguma ajuda. Nós, embora correndo o risco de sermos assaltados também, precisamos ser os bons samaritanos: limpar as suas feridas, cuidar delas, falar-lhes do Salvador. Atitudes como a do bom samaritano podem prestar grande ajuda. 

Oremos: Senhor Jesus, ensina-nos, pela ação do teu Espírito Santo, a sermos bons samaritanos com as pessoas que encontramos, qualquer que seja a sua etnia, religião ou cultura. Amém.