Publicado em: 28 de abril de 2020
O amor verdadeiro 

Para: terça-feira, 28 de abril de 2020
Texto: 1João 3.16-18  

Meus filhinhos, o nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações. (1Jo 3.18)

Se você consultar o dicionário ou a internet, verá que o amor é definido como sentimento, emoção, desejo ou atração. A Escritura Sagrada, porém, dá outra definição para o amor. O apóstolo João afirma: Sabemos o que é o amor por causa disto: Cristo deu a sua vida por nós” (1Jo 3.16). Esta é a maravilhosa notícia do amor de Deus: o seu sentimento é o desejo que sejamos seus filhos e vivamos com ele, a tal ponto que ele dá o seu próprio Filho para a nossa salvação. Assim, o amor de Deus não é apenas um sentimento, mas é ação que se torna real em uma pessoa, seu Filho Jesus. E o amor de Jesus também não é somente um desejo, mas é ação, pois ele entrega a sua vida. 

O amor de Deus é concreto, é real, é ação. Podemos dizer que esse é o verdadeiro amor, pois é a base do amor que nós temos para com Deus e uns pelos outros. É por isso que João, conhecido como o apóstolo do amor, diz: “O nosso amor não deve ser somente de palavras e de conversa. Deve ser um amor verdadeiro, que se mostra por meio de ações” (1Jo 3.18). É assim o nosso amor? Ele é verdadeiro, demonstrado em ações, em atos de amor? Ou é apenas da boca para fora, somente de palavras e de conversa?  

Essa é a diferença do amor que vem de Deus. Ele ama aqueles que não merecem o seu amor. Na verdade, nenhuma pessoa o merece, pois todos somos pecadores, desobedientes e rebeldes. Mas ele ama cada um, ama todos, e dá seu Filho para a salvação de todos. É isso que nos leva a amar todos também, sem distinção, sem escolha, sem medida.  

Oremos: Senhor Deus, obrigado pelo amor verdadeiro que tens por todas as pessoas, mostrado em teu Filho Jesus. Capacita-nos a amar os que colocaste ao nosso lado. De maneira especial, compartilhando com eles a boa notícia do teu amor por todos. Amém.