Publicado em: 22 de dezembro de 2020
O amor que vence o medo 

Para: terça-feira, 22 de dezembro de 2020
Texto: 1João 4.11-18 

“No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo” (1Jo 4.18).

Todos nós sentimos medo. É algo útil para a sobrevivência, pois nos ensina a sermos cautelosos e vigilantes. Mas o medo pode tornar-se patológico. Pessoas com medo de ficarem sozinhas muitas vezes se submetem a relacionamentos abusivos. Pessoas com medo de mudanças se isolam, ou se tornam radicais e preconceituosas.  

Qual o antídoto para tanto medo e para tantas situações danosas para as quais ele se torna um combustível? É o amor que vence o medo, escreveu o apóstolo João: “No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo” (1Jo 4.18). O amor a que se refere o apóstolo está baseado na certeza de que Deus nos amou primeiro e de que, tendo o amor pleno que ele dá, não precisamos viver inseguros. Se a nossa vida toma como base uma relação filial com um Deus que ama e perdoa, todas as nossas outras relações poderão ser diferentes. Lideramos, não pelo medo, mas pelo bom exemplo de amor. Captamos atenção, não pelo sensacionalismo ou manipulação, mas pela beleza das boas palavras e de ações praticadas com amor. Passamos a valorizar conteúdos que nos impulsionem a amar, e gostamos de estar perto de pessoas que estejam abertas a compartilhar esse mesmo amor. 

O amor sobre o qual João fala é o amor proclamado e vivido por Jesus. Ele nem mesmo chamava os seus discípulos de servos, mas de amigos. Ele os aconselhava a serem vigilantes mas, ao mesmo tempo, a não se deixarem dominar pelo medo. Ele encarou a agonia e dor com coragem, para nos livrar do medo da morte.  

Você está com medo? Isso é bem normal e pode ser até necessário. Mas alimente-se com o amor de Deus para que os temores não dominem nem paralisem você. E compartilhe amor, para que outros possam ser encorajados, em suas vidas, através de você. 

Oremos: Pai, que o teu amor me ajude a libertar pessoas do medo que nos afasta uns dos outros e de ti. Em nome de Jesus. Amém.