Publicado em: 08 de janeiro de 2022
Nova vida, novas oportunidades

Para: sábado, 8 de janeiro de 2022
Texto: Romanos 6.1-11

“Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova.” (Rm 6.4)

Há situações na vida em que tudo o que queremos é uma nova vida, um recomeço, uma nova chance. Um recomeço para um casamento arruinado. Uma nova oportunidade para abraçar quem já se foi. Uma nova chance diante de infindáveis buscas por um novo emprego. Infelizmente, nem sempre é possível esse recomeçar. Nem sempre é possível resgatar um casamento. O abraço em quem já se foi é impossível. E a esperança de um novo emprego pode mostrar-se uma longa e amarga espera.

Mesmo diante desse cenário desanimador, há uma notícia animadora. Uma nova vida é, sim, plenamente possível, cheia de recomeços e de novas oportunidades. A Palavra de Deus nos fala em Romanos 6, versículo 4: “Assim, quando fomos batizados, fomos sepultados com ele por termos morrido junto com ele. E isso para que, assim como Cristo foi ressuscitado pelo poder glorioso do Pai, assim também nós vivamos uma vida nova”. Com Jesus, há um novo viver. Não mais atolado em vícios, culpas e pecados. Com Jesus, há perdão, recomeço e nova vida. E vida perdoada, restaurada, limpa. Esse novo viver é presente de Deus. Ele está condicionado estritamente a Jesus. Com ele, a vida se renova. Sem ele, a vida se vai. Com Jesus, há salvação. Sem Jesus, há inferno.

O que o apóstolo Paulo escreveu na Carta aos Romanos nos lembrou de um momento especial: o batismo. O batismo nos uniu à morte e à ressurreição do Salvador. Essa união é a garantia de que, sim, é possível viver uma nova vida, cheia de recomeços e de novas oportunidades. Não por méritos nossos, mas porque Jesus está em nós. Com arrependimento e fé, vivamos a nova vida. Graças a Jesus, existem recomeços com Deus. E existem novas oportunidades para amar e perdoar os que estão ao nosso redor.

Oremos: Senhor Jesus, obrigado pela nova vida que o teu perdão nos possibilita. Ensina-nos a viver esses constantes recomeços na vida. Amém.