Publicado em: 17 de novembro de 2017
Nome no livro de Deus

Para: Sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Texto: Daniel 12.1-3

“Mas nesse tempo serão salvos todos os do povo de Deus que tiverem os seus nomes escritos no livro de Deus.” (Dn 12.1)

“Passei!”, exclamam aqueles que leem seus nomes na lista dos que foram aprovados num vestibular ou concurso público. E logo dividem a alegria com a família e amigos. Por isso pululam por aí faixas nas casas e publicações nas redes sociais informando a façanha de quem foi aprovado. Mas, e qual o sentimento de quem é reprovado? Frustração e sentimento de incapacidade, muitas vezes. A falta do nome na lista parece ser um duro golpe na autoestima.

O profeta Daniel fala sobre um livro, parecido com um processo seletivo. Ele escreve: “Mas nesse tempo serão salvos todos os do povo de Deus que tiverem os seus nomes escritos no livro de Deus” (Dn 12.1). Nossa primeira impressão é bem ruim sobre esse texto. Parece que o profeta se refere a um tipo de vestibular espiritual em que só é aprovado quem merece. Se isso fosse verdade, ninguém teria seu nome no livro de Deus, pois ninguém realmente merece. “Todos pecaram”, escreve o apóstolo Paulo. “Não há ninguém que faça o bem”, esbraveja o salmista. Se a salvação fosse um vestibular, todos seríamos reprovados.

Nosso nome está no livro de Deus por mérito único de Jesus. Ele merecia toda glória e louvor e, mesmo assim, se humilhou ao morrer como um criminoso para salvar a humanidade ingrata e decaída. Nosso nome está no livro de Deus porque, ao morrer na cruz, Jesus foi retirado da vida e da comunhão com o Pai. Podemos vibrar, gritando “fui salvo”, “passei”, porque ele morreu, clamando: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito!” (Lc 23.46). Seu grito de morte é a nossa garantia de vida.

Oremos: Amado Deus, fomos aceitos por ti graças aos méritos e morte de Cristo. Ele morreu na cruz e sofreu a nossa morte, dando-nos, dessa forma, vida, perdão e salvação! Amém.