Publicado em: 10 de janeiro de 2022
No tempo de Deus

Para: segunda-feira, 10 de janeiro de 2022
Texto: Salmo 40.1-3

“Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro.” (Sl 40.1)

Em nossas orações a Deus, concluímos dizendo: “Concede-nos isso, ó Senhor, no teu tempo e a teu modo”. Porém, nem sempre conseguimos aguardar pacientemente a resposta do Senhor. Se, por um lado, a modernidade trouxe um considerável avanço da tecnologia e da ciência, deixando tudo mais prático, rápido e confortável, por outro, tem causado dores de cabeça a muitos. As pessoas parecem correr contra o tempo, apreensivas e estressadas.

Davi escreveu: “Esperei com paciência pela ajuda de Deus, o Senhor. Ele me escutou e ouviu o meu pedido de socorro” (Sl 40.1). Esperar com paciência no Senhor é depender inteiramente do tempo de Deus. Davi, após ter sido ungido rei de Israel, teve de esperar catorze longos anos debaixo de provações, batalhas militares, perseguições e perda de seu amigo Jônatas. Mas este seu salmo expressa sua consciência de completa dependência do Senhor e demonstra que as intempéries da vida o levaram a adquirir uma grande confiança exclusivamente no seu Deus. O Senhor o tirou de lugares inseguros, firmou-lhe os passos e lhe inspirou um novo cântico para que muitos se maravilhassem e acreditassem.

Perante as circunstâncias adversas, os cristãos precisam fazer a sua parte, orar e esperar. Sempre confiantes de que, no tempo de Deus, ele agirá, mudará a situação conforme a sua vontade e lhes dará a vitória motivado não por qualquer merecimento humano, mas por seu imensurável amor. Um amor tão incondicional que permitiu o sacrifício do seu próprio Filho, Jesus, na cruz, a fim de que todo aquele que nele crer não seja condenado, mas receba o perdão dos pecados, comunhão com Jesus e a eterna herança dos céus.

Oremos: Senhor Deus, não permitas que eu me torne impaciente diante das tribulações da vida. Fortalece-me na fé no Salvador Jesus e, no teu tempo, alegra o meu coração com a tua assistência e com grandes vitórias. Amém.