Publicado em: 16 de junho de 2022
No perigo, temos proteção 

Para: quinta-feira, 16 de junho de 2022
Texto: Salmo 91.1-10  

“Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti.” (Sl 91.2) 

O Salmo 91 aborda problemas e dificuldades da vida. Podemos observar nesse salmo o quanto somos frágeis. Desde violência até doenças graves, tudo pode nos atingir. Depois da queda em pecado, este foi um dos resultados: o ser humano ficou exposto a perigos e sofrimentos. No Jardim do Éden, fomos transformados em seres frágeis, quebráveis, finitos, mortais.  

No século 16, Martinho Lutero afirmou que mesmo que não aceitemos, Deus continua cuidando de nós e nos protegendo. A proteção de Deus não depende de nós, mas sim da sua infinita misericórdia. 

Em meio a tantas dificuldades, provações e sofrimentos, buscamos solução e proteção e por vezes questionamos: por que Deus não intervém? O salmo responde a essa pergunta: “Ó Senhor Deus, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti” (Sl 91.2). Mesmo passando por momentos de perigo, podemos ter a certeza de que Deus está nos protegendo. Mesmo que as coisas neste momento não estejam correndo bem como se esperava, podemos depositar nossa confiança e esperança em Deus, que nos livra até de perigos escondidos. 

Reconhecer em Deus a proteção e o cuidado sobre nossa vida traz paz em momentos de dificuldade. Nem sempre a solução é a que esperamos, mas podemos confiar em Deus, que sabe o que é melhor para nós e estará conosco em todas as situações. 

A vinda de Jesus para ser como nós, viver entre nós, é uma prova de um Deus presente e atuante junto à humanidade. Em Jesus, Deus se torna defensor e protetor da nossa maior enfermidade: o pecado. Podemos passar por muitas dificuldades aqui, mas podemos confiar e crer de coração que ele nos defende e nos protege da morte eterna. 

Oremos: Senhor Jesus, obrigado por estares comigo em meus momentos de aflição e dificuldades. Sem a tua presença não me restaria esperança alguma. Obrigado também por me livrares do pecado e da morte eterna. Amém.