Publicado em: 11 de dezembro de 2023
No começo…

Para: segunda-feira, 11 de dezembro de 2023
Leia em sua Bíblia: João 1.1-5 

“A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la.” (Jo 1.5) 

No começo… Assim começa o livro de Gênesis e também o evangelho de João. Mera coincidência ou semelhança? De nenhuma maneira. A criação do Universo, e até mesmo do ser humano, é um tremendo mistério ao qual somos convidados a acreditar. Os detalhes de tudo vamos conhecer somente na eternidade, junto ao Criador.   

No entanto, o evangelista João antecipa que o Criador não estava sozinho.  Jesus também estava lá, junto com o Pai e o Espírito Santo. Utilizando a palavra grega que pode ser traduzida por palavra ou verbo para referir-se a Jesus, João afirma, por ordem do Espírito Santo, que “por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela” (Jo 1.3). Jesus estava presente e colaborou com a criação. 

João conta a história do nascimento de Jesus de maneira diferente.  Ele não dá os detalhes tradicionais do Natal sobre os pastores e sobre Maria e José como os evangelistas Mateus e Lucas fazem. Somente no versículo 14 do primeiro capítulo, ele diz que “a Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade.  O verbo divino recebeu carne e osso, como todos nós, seres humanos. Isso fazia parte do plano que Deus tinha para salvar os seres humanos. 

Em momentos de tensão por causa do racismo, Martin Luther King afirmava que a escuridão não pode expulsar a escuridão, apenas a luz pode fazer isso. O ódio não pode expulsar o ódio, só o amor pode fazer isso”. A escuridão, por mais profunda que seja, não tem força para apagar a luz de uma vela, por menor que seja sua chama. Jesus veio da luz plena para brilhar na escuridão. E disse Deus por meio de João: a escuridão não conseguiu apagá-laEssa expressão forte é consolo e estímulo para nós: agora podemos viver na luz! 

Oremos: Senhor Jesus, palavra e verbo, salvador e luz, ajuda-me a brilhar na escuridão por causa da salvação e da luz que me deste na cruz. Amém.