Publicado em: 07 de junho de 2017
Nascer de novo?

Para: Quarta-feira, 07 de junho de 2017

Texto: João 3.5-8

“Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo.” (Jo 3.7)

Como é possível nascer de novo? Não é um absurdo? Jesus nos diz: “Por isso não fique admirado porque eu disse que todos vocês precisam nascer de novo” (Jo 3.7).

Na verdade, num primeiro momento, não há como alguém nascer duas vezes. Por vezes até ouvimos a expressão sendo usada diante da sobrevivência de alguém envolvido num terrível acidente, por exemplo. Mas, com certeza, não é sobre isso que Jesus está falando. Prestando atenção às palavras de Jesus, compreendemos que Jesus está falando do nascimento espiritual, cuja paternidade é do próprio Deus, na ação do Espírito Santo.

E por que este segundo nascimento é tão importante? Simples e maravilhoso: é o nascimento espiritual que abre toda uma nova dimensão de vida, que faz ver e compreender a vida e o mundo com outros olhos, com os olhos de Deus. O novo nascimento muda toda a perspectiva de vida, muda a visão de mundo. Em palavras simples, as coisas que antes eram muito importantes, já não o são, e as coisas que, a princípio quase não tinham valor, passam a ser as mais importantes.

A partir do nascimento espiritual compreendemos que o amor de Deus é a fonte maior da vida, fazendo de nós pessoas mais sensíveis, tolerantes, bondosas, humildes e agradecidas. Nascemos de novo porque Jesus Cristo, o Filho amado do Pai, se entregou por amor para proporcionar vida que dura para sempre. No novo nascimento somos incorporados à família de Deus e passamos a fazer parte de seu povo. Nesse viver, aprendemos a valorizar as pessoas, a família, a natureza maravilhosa que Deus nos deu. Aprendemos a valorizar a obra maravilhosa de Jesus Cristo, que é nosso Salvador e Senhor, e que nós fazemos parte de seu maravilhoso Reino.

Oremos: Deus amado, obrigado por me chamares à fé, operando em mim o novo nascimento. Age em mim todos os dias e renova-me, para que teus propósitos sejam realizados através de minha vida. Amém.