Publicado em: 21 de junho de 2023
Não tenha medo

Para: quarta-feira, 21 de junho de 2023
Leia em sua Bíblia: Mateus 10.26-31

“Portanto, não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos.” (Mt 10.31)

Muitos filmes retratam aqueles que quebram as regras como sendo as pessoas felizes na vida. A pessoa correta, em contrapartida, é retratada como aquela que não aproveita a vida. Nas novelas da televisão, cristãos aparecem muitas vezes como moralistas arrogantes, enquanto aqueles que defendem o pecado são tidos como pessoas exemplares. Na vida diária, podemos facilmente perceber como o pecado e a indiferença são caminhos fáceis, e a fidelidade a Deus exige luta e vigilância constante.

Na lógica humana, liberdade significa seguir o próprio caminho sem a interferência do Criador. O ser humano acredita ter a capacidade de construir um mundo perfeito e muitas vezes pensa conseguir chegar ao céu por conta própria. Por isso, não devemos estranhar que a mensagem do evangelho, que fala sobre a reconciliação realizada por Deus, mediante a morte de Cristo na cruz, cause tanto desconforto e rejeição. Diante dessa realidade, testemunhar da fé é um grande desafio. Muitos deixam de falar de Jesus com medo deste mundo gigante que o rejeita.

No entanto, a fé que recebemos não pode ficar guardada ou escondida. Ela irá transbordar em nosso coração e será refletida no nosso agir e no nosso falar. “Portanto, não tenham medo” (Mt 10.31), diz Jesus. Ainda que o mundo possa nos perseguir, ele não pode nos vencer. O Senhor promete estar conosco e nada acontecerá sem a sua permissão. Essa certeza nos inspira e nos dá a coragem necessária para testemunharmos sem temor, levando ao mundo a única mensagem que pode salvá-lo.

Oremos: Querido Pai, nós nos sentimos pequenos diante deste mundo que persegue a tua Palavra. Mas sabemos que tu és grande e cuidará de nós. Ajuda-nos a testemunhar sem medo e com toda a coragem. Por Jesus. Amém.