Publicado em: 29 de outubro de 2022
Não seja mexeriqueiro 

Para: sábado, 29 de outubro de 2022
Texto: 1Tessalonicenses 4.9-12 

“Procurem viver em paz, tratem dos seus próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho, como já dissemos antes.” (1Ts 4.11) 

Certa vez uma mãe gritou com sua filha: “Não seja mexeriqueira, menina!” Isso porque ela estava incomodando e mexendo nas coisas do seu irmão. A garota achou muito engraçado e deu risada desta palavra: “mexeriqueira”. A mãe também achou engraçado, mas completou dizendo que, apesar de estarem rindo, lidar com pessoas que ficam se metendo onde não são chamadas, não tem graça nenhuma.  

Às vezes a fé cristã tem aparentes contradições. Nesse caso, que envolve relacionamentos humanos, temos aqui uma situação, pois ao mesmo tempo em que a Bíblia nos aconselha a tratar dos nossos “próprios assuntos”, ela nos convida a repreender, ajudar e corrigir os irmãos faltosos. Mas como corrigir sem ser mexeriqueiro? A resposta está no uso do bom-senso e do equilíbrio. Porém, o diferencial mesmo é o amor. O amor faz com que nos envolvamos com outras pessoas, nos leva a apoiarmos, ouvirmos, aconselharmos e também a corrigirmos. O objetivo não é “nos metermos”, mas nos envolvermos em uma verdadeira amizade. É bem diferente quando apenas se deseja julgar e apontar o dedo condenatório, sem amor. Assim seguiremos os preciosos conselhos bíblicos que dizem: “Procurem viver em paz, tratem dos seus próprios assuntos e vivam do seu próprio trabalho” (1Ts 4.11). 

Nosso Salvador, Jesus, não nos deixou isolados e entregues aos nossos pecados. Pelo contrário, ele nasceu entre nós, envolveu-se, pagou pelos nossos pecados e venceu a própria morte. É por causa dessa ação de Jesus que podemos viver em paz, amando e ajudando uns aos outros, deixando mexericos e isolamentos preguiçosos de lado. 

Oremos: Poderoso Deus, perdoa-nos pelas vezes em que perdemos o foco da fé cristã e caímos em egoísmos e ações mesquinhas. Abençoa nosso trabalho e ações diárias, para que sejam uma bênção para as pessoas ao nosso redor. Amém.