Publicado em: 09 de julho de 2022
Não morra, mas viva 

Para: sábado, 9 de julho de 2022
Texto: Romanos 8.12-17  

Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente.” (Rm 8.13) 

Quando o filho despreza a boa educação recebida de casa e resolve seguir o seu próprio caminho, contrário ao que aprendeu na infância, estará colhendo problemas dos mais sérios e diversos para a sua vida. 

Somos filhos de Deus, pela fé em Cristo, e temos o seu Espírito. Por isso, não devemos mais ceder aos interesses da nossa natureza humana, que se alegra em fazer o que desagrada a Deus. O apóstolo Paulo escreveu: “Porque, se vocês viverem de acordo com a natureza humana, vocês morrerão espiritualmente; mas, se pelo Espírito de Deus vocês matarem as suas ações pecaminosas, vocês viverão espiritualmente” (Rm 8.13). 

O Espírito Santo nos capacita, levando-nos à vitória na luta interior entre a nossa inclinação natural ao pecado e a busca pela vontade de Deus. Ele nos convence e garante que somos filhos de Deus e não mais escravos da nossa velha natureza. 

O pecado nos causa grandes dificuldades, nos escraviza e mata. Na verdade, é exatamente isso que o Diabo nos mostra ao realçar nossa desobediência e culpa. Então, por causa do nosso pecado, ele nos reivindica como posse sua, como seus escravos. Mas Deus não quer isso. Por isso, pela ação do Espírito, nos liberta para não perdermos as bênçãos que ele reservou para nós, por meio de Jesus Cristo. 

Quando você se encontrar tendo que decidir entre fazer o que é da vontade de Deus ou seguir com ações pecaminosas, peça a ajuda de Deus. Você pode falar com o Pai, porque ele sempre atende os seus filhos! Pelo seu Espírito, ele animará você na certeza de ser seu filho e herdeiro do seu reino. Isso terá implicação direta na sua escolha pela vida com Deus. Então, não siga o caminho da morte, mas viva. 

Oremos: Pai celestial, continua nos mantendo unidos a ti, pela fé em Jesus e, como filhos e herdeiros teus, conduze-nos pelo Espírito Santo no caminho que te agrada por toda a vida neste mundo. Amém.