Publicado em: 29 de novembro de 2021
Não julgue seus irmãos na fé 

Para: segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Texto: Romanos 14.1-12  

“Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus.” (Rm 14.12)

Cada pessoa tem o seu modo de viver. Alguns gostam de comer de tudo. Comem carne, verduras, farinhas e assim por diante. Outros decidem que são vegetarianos. Um não é melhor do que o outro. Alguns preferem trabalhar como empregados. Outros querem trabalhar por conta própria. Alguns valorizam férias e feriados. Outros não veem muito sentido em tudo isso. Cada um tem o seu jeito de ver as coisas e se comportar. 

Na Bíblia Sagrada, na Carta aos Romanos, o apóstolo Paulo fala sobre coisas semelhantes a essas, pois havia discussão na igreja sobre esses temas. E qual foi o conselho de Paulo? Ele diz que nós não estamos aqui para julgarmos uns aos outros. Antes, quem irá nos julgar será Deus: “Cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus” (Rm 14.12). 

Quando lemos a Bíblia, nos damos conta de que Deus nos conhece melhor do que nós mesmos. Ele sabe que gostamos de criticar os outros e de apontar defeitos nos outros. Esse tipo de atitude, além de não ajudar, só nos traz dificuldades nos relacionamentos. Em vez de nos preocuparmos com nós mesmos, nos preocupamos em achar defeitos nos outros. Melhor seria cuidarmos de nós mesmos e de como Deus nos vê. 

Se você tem esse tipo de problema, o caminho sugerido na Bíblia é muito simples. Arrependa-se, peça perdão a Deus e mude de atitude. Então, você estará em paz com Deus e com as pessoas. Não julgue, não critique os outros. 

Viver em paz uns com os outros é o caminho que Deus indica para nossa vida. A nossa atitude em relação ao nosso próximo não deve ser de crítica. A nossa atitude deve ser de amor, de ajuda ao outro. Foi assim que Jesus agiu conosco. Ele não se preocupou em nos criticar. Ele nos amou e quis o nosso bem. Isso muda tudo, inclusive os nossos relacionamentos. 

Oremos: Amado Deus, dá-me um coração humilde. Ajuda-me a não criticar os outros. Que eu aja com amor assim como tu ages comigo. Por Jesus. Amém.