Publicado em: 16 de setembro de 2023
Não julgue os seus irmãos na fé

Para: sábado, 16 de setembro de 2023
Leia em sua Bíblia: Romanos 14.1-12 

“Quem é você para julgar?” (Rm 14.4) 

Você conhece alguém que sempre acha que sabe mais do que os outros? Provavelmente todos nós conhecemos alguém assim, alguém que, seja qual for o assunto em debate, sempre quer ter a palavra final, sempre quer ensinar o que considera certo. Alguém que sempre tem uma crítica a quem pensa ou age de modo diferente e sempre tem um “você está errado!” pronto para usar diante de uma pessoa que discorda do seu posicionamento. O que você acha de quem age assim? Será que nós agimos assim? 

Nos tempos do apóstolo Paulo algumas questões estavam causando atrito entre os irmãos da igreja de Roma. Algumas pessoas acreditavam que poderiam comer de tudo, mas alguns fracos na fé comiam somente verduras e legumes. Um grupo julgava que o outro grupo estava errado. Diante dessa situação, Paulo escreveu: “Quem é você para julgar?” (Rm 14.4). 

Também havia os que pensavam que certos dias da semana eram mais importantes do que outros, enquanto outras pessoas pensavam que todos os dias eram iguaisEsses assuntos são detalhes até de pouca importância pois não são essenciais para a salvação e discuti-los pode gerar divisões, como acontecia na igreja de Roma. 

O que precisamos mesmo é investir tempo em alimentar a nossa fé em Cristo como nosso Senhor e Salvador. Precisamos ler a Palavra de Deus, participar de cultos, estudos bíblicos e atividades que podem fortalecer nosso conhecimento, nossa fé, nossa esperança. Assimestaremos nos preparando para o dia em que Jesus voltar. Sobre este dia, Deus mesmo afirmou: “Juro pela minha vida, diz o Senhor, que todos se ajoelharão diante de mim e todos afirmarão que eu sou Deus” (Rm 14.11).  

 Oremos: Ó Deus, afasta de nós o egoísmo, orgulho e arrogância. E gera em nós um espírito humilde e dedicado à causa de levar Cristo para todos. Amém.