Publicado em: 24 de janeiro de 2022
Não haverá mais guerras 

Para: segunda-feira, 24 de janeiro de 2022
Texto: Miqueias 4.1-5  

“Nunca mais as nações farão guerra, nem se prepararão novamente para batalhas.” (Mq 4.3) 

As guerras nos remetem à destruição e morte. Enquanto você acompanha esta leitura devocional, pessoas estão sofrendo as consequências de guerras em diversos pontos do planeta Terra. Diante dessa dura realidade, podemos nos indagar: até quando teremos que conviver com as guerras? A Bíblia nos traz duas notícias: uma boa e uma ruim. A notícia ruim é que a existência de guerras já havia sido prevista por Jesus. O evangelista Mateus registrou o aviso que Jesus nos fez: “Uma nação vai guerrear contra outra, e um país atacará outro” (Mt 24.7). 

Contudo, a notícia boa é que este tempo de conflitos tem data para acabar. É o que Miqueias profetizou: “Nunca mais as nações farão guerra, nem se prepararão novamente para batalhas” (Mq 4.3). Mas, como o profeta tinha essa certeza? 

A esperança do profeta não repousava em nenhum ganhador do Prêmio Nobel da Paz, em um presidente ou em uma organização internacional. Miqueias apontou para um tempo em que não haverá mais diferenças entre as nações e todas as pessoas estarão juntas subindo o monte do Senhor Deus para adorá-lo. Esse futuro promissor de união entre as nações é garantido por Deus ao enviar seu único Filho para morrer em nosso lugar. Na cruz, Jesus combateu e venceu as causas principais das guerras, a saber: o pecado e o diabo. Portanto, todas as guerras que ocorrem hoje têm prazo de validade. Temos a garantia de que, quando Cristo retornar, a paz reinará plenamente e não haverá mais guerras. 

Oremos: Querido Deus, amado Pai, vivemos em um mundo de conflitos e, muitas vezes, devido à nossa natureza humana, podemos apoiar guerras que nem sempre são justas. Perdão, Senhor! Agradecemos pelo envio de teu único Filho para nos salvar e nos trazer a paz que só ele pode nos dar. Que possamos ser agentes da tua paz. Amém.