Publicado em: 26 de março de 2021
Não há outro deus 

Para: sexta-feira, 26 de março de 2021
Texto: Deuteronômio 32.36-39  

Saibam todos que eu, somente eu, sou Deus; não há outro deus além de mim.” (Dt 32.39)  

As Sagradas Escrituras revelam que não há outro deus além do Senhor Deus, o Deus que se revela, misteriosa e graciosamente, em três pessoas: o Pai e o Filho e o Espírito Santo. Assim, somente esse Senhor é digno de adoração, louvor e culto. Portanto, tudo aquilo que dá essa dignidade a outro deus ou outro senhor é, na visão bíblica, pecado. Essensino fica bem claro quando o Senhor Deus entrega a Moisés as tábuas da Lei. Nelas, logo em seu início, ele ressalta que é o Senhor, aquele que libertou o povo da escravidão do Egito. E, por isso, não se deve ter nenhum outro deus além dele. 

Ao explicar esse ensino que, na história da Igreja é conhecido como o Primeiro Mandamento, Martinho Lutero escreveu que nós devemos temer e amar a Deus, e confiar nele acima de todas as coisas. Ou, em outras palavras, acima de tudo. Afinal, nada pode ou deve ser colocado no lugar do Senhor Deus e nem mesmo ser comparado a ele. Não há outro Deus que faça o que o Senhor Deus fez por toda humanidade. Ele enviou o Filho, Jesus Cristo, para que nós tenhamos vida por meio dele, para que recebamos o perdão de todos os pecados e possamos viver sob a paz que o mundo não pode dar. Sim, devemos temer, amar e confiar no único Deus, o Deus da vida e da misericórdia. 

Esse é um ensino que deve acompanhar a vida do cristão, daquele que crê no Senhor Deus, até o último dia. E foi justamente isso que testemunhou Moisés por meio de um dos seus últimos cânticos, retratando grande parte da história de Israel, mostrando seus altos e baixos, mas acima de tudo, confessando o único Deus verdadeiro. A certa altura, Moisés entoou“Ele [o Senhor] disse: Saibam todos que eu, somente eu, sou Deus; não há outro deus além de mim” (Dt 32.20, 39). 

Oremos: Gracioso Pai, pelo teu Santo Espírito, ajuda-nos a confiar unicamente em ti, mediante Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.