Publicado em: 13 de março de 2017
NÃO ESTOU LAVANDO

Segunda-feira, 13 de março de 2017

Leia Lucas 11.37-54

“O fariseu ficou admirado quando viu que Jesus não tinha se lavado antes de comer” (Lc 11.38).

            Jesus está indo para Jerusalém pela última vez. No entanto, em um sábado, ele para e vai ensinar em uma sinagoga. Depois do culto, um fariseu o convida para uma refeição em sua casa. Antes de comerem, o fariseu e seus outros convidados lavam cuidadosamente suas mãos, de acordo com as tradições judaicas. Eles creem que comer com mãos não lavadas contaminaria a comida e, consequentemente, o corpo ficaria impuro aos olhos de Deus.

            Era hora de Jesus confrontar esse erro. Sabendo que todas as pessoas estão contaminadas pela natureza humana pecadora que recebem de seus pais, e não por comer comidas impuras, Jesus se recusa a lavar suas mãos. Seu anfitrião fica admirado. Mas Jesus não volta atrás.

            Ele, então, começa a criticar as tradições que, segundo eles acreditavam, os faria ir para o céu. Essa atitude de Jesus, a princípio, não parece sábia pois o clima esquenta. Mas é o maior ato de bondade que alguém poderia oferecer a eles. Se eles continuarem se esforçando para limpar uma pequena impureza das mãos, nunca deixarão Deus remover a impureza e o pecado do coração, mente e alma deles.

            Os mestres da Lei reclamam. Afinal, quando Jesus critica os fariseus, ele está na verdade criticando os escribas, pois os fariseus estão seguindo as tradições deles. Jesus faz o clima esquentar ainda mais. Ele acusa os escribas de enterrar as promessas graciosas de Deus no Antigo Testamento sob as tradições deles, as quais enganavam as pessoas fazendo-as confiar em suas próprias obras, ao invés de confiar de que o perdão gratuito de Deus é dado através de seu Filho, o Messias.

            Os fariseus e escribas o criticam fortemente. Eles o pressionam a falar sobre mais coisas, e ficam de tocaia, esperando que ele, em um descuido, fale algo que o comprometa.

Oração: Todo-Poderoso Deus, o teu Filho Jesus deixou claro que só há uma maneira de nos chegarmos à tua presença, e é através da fé nele. Afasta do meu coração e da minha mente a mentira de que há muitos caminhos a ti. Eu oro em nome de Jesus. Amém.

Mensagem da série “Da manjedoura ao túmulo vazio”. Período de Quaresma.