Publicado em: 28 de novembro de 2022
Não estamos sozinhos 

Para: segunda-feira, 28 de novembro de 2022
Texto: Isaías 41.8-20   

“Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou forças e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão.” (Is 41.10)  

Sentir-se sozinho pode ser motivo de grande angústia, preocupação e medo. Esse era o sentimento do povo de Israel exilado na Babilônia. Eles chegaram a pensar, inclusive, que Deus os havia abandonado.  

Por isso Deus fala ao povo: “Não fiquem com medo, pois estou com vocês; não se apavorem, pois eu sou o seu Deus. Eu lhes dou força e os ajudo; eu os protejo com a minha forte mão” (Is 41.10).   

Diferentes situações da vida podem causar medo. Adão teve medo de Deus porque estava nu, depois de comer do fruto proibido e pecar. Jacó teve medo de seu irmão Esaú quando ele veio ao seu encontro com 400 homens armados. Davi teve medo de Aquis, poderoso rei de Gate. Pedro teve medo de afundar quando se viu andando sobre as águas e reparou na força do vento e das ondas. Nós temos medo de assaltos, de que alguém faça mal aos nossos filhos, de que falte dinheiro para pagar as contas, da corrupção, da injustiça, da doença, do sofrimento. Nossa sociedade está mergulhada em muitos medos. 

O medo, quando não enfrentado e corretamente tratado, faz adoecer, maltrata, paralisa, humilha e faz sofrer. Por isso é sempre oportuno ouvir a promessa de Deus: “Não fiquem com medo, pois eu estou com vocês! Não se apavorem, pois eu sou o seu Deus”.  

Desde que nascemos Deus está conosco. Ele não nos abandona, mas cuida de nós. Deus se importa conosco. Ele nos fortalece quando nos sentimos fracos ou sozinhos, quando nos falta motivação para prosseguir, para lutar e até mesmo para viver. Aliás, é significativo que um dos nomes de Jesus seja Emanuel, que significa Deus conosco. Pois ele é o Deus que está sempre conosco, que nos ama, protege, ajuda e salva.  

Oremos: Querido Jesus, saber que tu és o meu Deus e que estás comigo faz toda a diferença. Em meio às dificuldades e medos da vida eu te peço: acalma o meu coração e fortalece a minha fé. Amém.