Publicado em: 04 de outubro de 2018
Não confiem nas riquezas

Para: Quinta-feira, 4 de outubro de 2018

Leia em sua Bíblia: Salmo 62.8-12

“Ainda que as suas riquezas aumentem, não confiem nelas.” (Sl 62.10)

Um navio carregado de ouro estava por afundar. O comandante ordenou que todos os homens abandonassem o navio. Quando ele foi fazer a ronda final, para ver se alguém tinha ficado para trás, encontrou um homem abraçado a um barril cheio de barras de ouro.

O capitão gritou: “Homem, o que é que você ainda está fazendo aqui? O navio vai afundar!” O homem continuou abraçado ao barril e disse: “Não me importo. Fui pobre toda a minha vida. Pelo menos vou morrer rico”.

Essa história seria cômica se não fosse trágica. Afinal, de que adiantaria aquele ouro no fundo do mar? Tragicamente, muitas pessoas têm procurado, mesmo que por meio de injustiças e violência, ficar ricas e seguras. Muitos outros deixam a família em segundo plano e consomem a saúde em busca de riquezas. Na Bíblia encontramos o conselho: “Ainda que as suas riquezas aumentem, não confiem nelas” (Sl 62.10).

As riquezas são eticamente neutras. Mas a busca indiscriminada pelas riquezas e o seu uso descontrolado, podem nos levar à perdição, especialmente quando depositamos no dinheiro a nossa confiança. Quando fazemos isso, transformamos as riquezas em um deus e pecamos. Jesus já nos disse: “Vocês não podem servir a Deus e também servir ao dinheiro” (Lc 16.13).

Em seu amor, Jesus abriu os seus braços não para abraçar barris de ouro, mas para morrer na cruz. Ali ele nos comprou, não com riquezas passageiras, mas com seu próprio sangue. Ele nos amou e nos ama intensamente. Ele é digno de nossa confiança e amor. O brilho do ouro sumirá, as riquezas desaparecem, mas o Reino do Céu é um tesouro eterno e oferecido gratuitamente.

Oremos: Bondoso Deus, perdoa-nos por todas as vezes em que nos iludimos com as riquezas. Ensina-nos a depositarmos nossa confiança em ti, pois somente assim podemos ter a tua valiosa e eterna paz. Em nome de Jesus. Amém